Editorial
A presente publicação é constituída por 15 artigos, resulta dos Trabalhos de Aplicação de Grupo elaborados pelo Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) 2020/2021, no âmbito da Unidade Curricular de Enquadramento Doutrinário das Operações, da responsabilidade da Área de Ensino de operações Militares/Área de Ensino de Técnicas e Tecnologias Militares (AEOM/AETTM). Pretendeu-se que os autores efetuassem uma retrospetiva passados 30 anos da Guerra do Golfo (1990 a 1991), sob um prisma do emprego das Funções Conjuntas nesta operação.
Artigos
Resumo
O presente trabalho tem com objetivo analisar a Comprehensive Approach (CA) durante a Guerra do Golfo em 1991. (…) O trabalho está organizado em quatro capítulos. Após a presente introdução, o segundo capítulo apresenta o enquadramento estratégico, incluindo os objetivos estratégicos, os objetivos operacionais e as fases da operação. O terceiro capítulo apresenta a base concetual e a análise da CA nos domínios político, económico e militar. No quarto e último capítulo apresentam-se as conclusões.
Palavras-chave
Comprehensive Approach, Guerra do Golfo.Autor(es) (*)
Humberto Gourdin de Azevedo Coutinho RosaResumo
O objeto de estudo deste trabalho é centrado na análise da função de combate Informações, com especial incidência na forma como o ciclo de produção de informações foi assegurado nos diferentes níveis da Operação, e da sua evolução ao nível da NATO nos últimos 30 anos.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Informações.Autor(es) (*)
Bruno Miguel Passos BaraçasRicardo Manuel Martins Pereira dos Santos Coelho
Resumo
Na madrugada do dia 17 de janeiro de 1991, oito helicópteros Apache cruzaram a fronteira iraquiana para destruir dois radares e dessa forma davam início à operação Desert Strorm. A 28 de fevereiro as forças iraquianas capitulavam e era declarado o cessar fogo apenas 100 horas após o início do ataque terrestre. Esta campanha terrestre, inicialmente designada Desert Sword, foi subsequentemente designada de operação Desert Sabre.
[…]
Assim, o objeto desta investigação é a aplicação da atual concetualização de Info Ops à Operação Desert Sabre. Este objeto fica delimitado, no tempo, apenas à duração da referida operação, no espaço, à área de operações conjunta e concetualmente às Info Ops.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Operação Desert Sabre, Operações de informação.Autor(es) (*)
Fernando AlvesRicardo Filipe Ferreira Oliveira
Resumo
Com o presente trabalho prende-se efetuar uma retrospetiva da função conjunta PsyOps, na campanha do Golfo de 1990/1991, efetuando uma análise à luz da doutrina atual, seja nacional, da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) ou americana.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Operações Psicológicas.Autor(es) (*)
Adolfo Henrique de Assis Ferreira dos ReisIacyara Adryenne Santos
José Manuel Ferreira Lopes
Resumo
A finalidade deste estudo é avaliar o papel da logística operacional em ambiente de guerra, mais concretamente na Guerra do Golfo, procurando incidir sobre o que a tornou um fator decisivo no conflito em análise.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Logística Operacional.Autor(es) (*)
Ana Sofia de Sousa Guedes VazPablo Estevan Barceló
Ricardo Vieira Azevedo Estrela
Resumo
O presente trabalho visa analisar aspetos relativos à execução de ações de Proteção da Força (PF) na Guerra do Golfo.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Proteção da Força.Autor(es) (*)
Luís Filipe Xavier Cavaco de Mendonça DiasVálter Mário Mendes Martins
Resumo
Na Guerra do Golfo, o conceito de CIMIC não existia e as suas atividades encontravam-se enquadradas no conceito de Civil Affairs (CA). Os meios de CA empregues acabaram por desempenhar um papel determinante, (…), ao prevenir a interferência de civis com as missões de combate, lidando com os deslocados/refugiados e assegurando cuidados médicos de emergência.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Cooperação Civil-Militar.Autor(es) (*)
Pedro Miguel Alves BarreteRui Jorge Neves Moura
Samuel de Freitas Gomes
Resumo
[…], o presente trabalho pretende descrever a forma como a GdG foi influenciada pelo poder naval, no contexto das operações conjuntas, encontrando-se estruturado em cinco capítulos, […]
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Poder naval, Operações navais, Operações aéreas navais, Segurança marítima.Autor(es) (*)
Bruno Alexandre Soares MercierClara Cristina Machado Lopes
Nuno Fernando Ramos Hingá Fernandes
Resumo
O objeto de estudo deste artigo é a função de combate conjunta de manobra da componente terrestre. Nesse sentido, realizou-se um estudo de caso através de uma retrospetiva do emprego desta função e combate entre 17 de janeiro e 28 de fevereiro de 1991, durante a operação que ficou designada como Desert Storm ou tempestade no deserto.
Palavras-chave
Guerra no Golfo, Tempestade no Deserto, Operações terrestres, Operações conjuntasAutor(es) (*)
Alberto Filipe Duarte GonçalvesLuís Carlos Brandão Marques
Sérgio Miguel Gorjão Marques
Resumo
O presente trabalho aborda a temática da componente aérea na Guerra do Golfo (1990 a 1991), numa retrospetiva de 30 anos passados sobre este conflito.
Palavras-chave
Guerra no Golfo, Operações aéreas, Poder aéreo, Operação Desert Shield, Operação Desert StormAutor(es) (*)
Luís Miguel da Silva Resende MoutaRicardo Miguel Ramos Bailote
Resumo
[…], o objetivo do presente estudo passa por analisar o emprego da Componente de Operações Especiais na Guerra do Golfo, procurando efetivar uma retrospetiva de evoluções doutrinárias e organizacionais na referida Componente e na doutrina de Forças Conjuntas, nos EUA, que tiveram implicações evolutivas dessa componente na Organização do Tratado do Atlântico Norte OTAN).
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Forças de Operações Especiais, Operações cnjuntasAutor(es) (*)
Albino José Pinheiro de JesusJoão Paulo Ferreira Lourenço
Pedro Miguel Falcão Raposo
Resumo
O objeto de estudo definido para este trabalho é o targeting conjunto durante a Guerra do Golfo, sendo limitado às ações decorridas entre 1990 e 1991 - ações desenvolvidas pelos países participantes na coligação formada no contexto deste conflito -, na região do Golfo pérsico.
Palavras-chave
Targeting conjunto, Guerra do Golfo.Autor(es) (*)
Ernesto António de Jesus AlvesLuís Filipe Pratas Quinto
Pablo Vásquez Edo
Resumo
A invasão do Kuwait pelo Iraque, em 1990, resultou na Guerra do Golfo e na maior coligação de nações (49) desde a Segunda Guerra Mundial, ultrapassando 700.000 militares empregues (…). A estrutura de Comando e Controlo (C2) de uma força com estas características e magnitude teria que ser inevitavelmente complexa, constituindo-se per si como relevante para retirar ensinamentos.
Palavras-chave
Comando e Controlo (C2), Guerra do Golfo.Autor(es) (*)
Aires Almeida CarqueijoMiguel António Gomes
Rui Coelho Borges
Resumo
Com este trabalho pretende-se analisar o contributo da Guerra do Golfo para a edificação da capacidade FMN na Nato.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Federated Mission Networking, NATO.Autor(es) (*)
João Pedro Viana Fragoso XavierMiguel Ângelo da Costa Jorge
Resumo
O objeto de estudo deste trabalho centra-se na análise da Função Conjunta Comando e Controlo (C2), em específico as Regras de Empenhamento (ROE) na Guerra do Golfo.
Palavras-chave
Guerra do Golfo, Comando e Controlo (C2), Regras de Empenhamento (ROE).Autor(es) (*)
David Pinheiro MartinsNelson Filipe Neves Inácio
(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.