Tenente-coronel

João Paulo Ferreira Lourenço

  •  lourenco.jpf@ium.pt
  •  +351 213 002 143 / Mil Tel: 226143
  • Função / Cargo

    Docente Área de Ensino de Operações Militares e da Área de Ensino de Técnicas e Tecnologias Militares

    Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

    Investigador

    No Centro de Investigação do(a) CIDIUM como Investigador Colaborador

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5796-6496

    Ciência Vitae ID: https://www.cienciavitae.pt/571C-A5A9-7D91

    Síntese Curricular

    O Tenente-Coronel João Paulo Ferreira Lourenço exerce funções no Instituto Universitário Militar, como docente desde julho de 2021.

    Dos vários cargos assumidos e funções desempenhadas destacam-se:
    Em Portugal, Adjunto para o Tráfego Aéreo na Repartição de Operações da Divisão de Operações no Estado Maior da Força Aérea e acumulou as funções da Componente Operações Aéreas do Estado Maior da Força de Reação Imediata (FRI) 2020, Comandante da Esquadra de Tráfego Aéreo da Base Aérea n.º 4 (Ilha Terceira, Açores), Chefe da Secção de Operações do Centro de Gestão de Tráfego Aéreo do Comando Aéreo, Auditor para os Serviços de Tráfego Aéreo e Responsável pela elaboração e controlo do espaço aéreo dos Festivais Aéreos do 66º e 67º Aniversário da Força Aérea em Castelo Branco e Évora respetivamente.

    No estrangeiro, Assessor Técnico Temporário como Docente do 22º Curso de Comando e Estado-Maior no Projeto 5 da Escola Superior de Guerra de Angola, “U3 Air Operations Planner” no Force Head Quarters (FHQ) das Nações Unidas, em Bamako (Mali) durante a missão “MINUSMA” e a função de Chefe do Curso “ICAO 052 Refresher Course 2012/2013” a instruendos de tráfego aéreo Afegãos na missão International Security Assistance Force (ISAF) em Cabul (Afeganistão).

    Como Técnico de Operações de Circulação Aérea e Radar de Tráfego (TOCART), o Tenente-Coronel João Lourenço obteve os averbamentos de Supervisor de Área RADAR e Examinador na Esquadra Independente de Tráfego Aéreo no Centro de Aproximação RADAR do aeroporto Humberto Delgado e Supervisor de Aeródromo e Aproximação RADAR da Base Aérea n.º 4.

    Formação académica e profissional 

    Ingressou no Curso de Bacharelato de Tecnologias Aeronáuticas Militares da Escola Superior de Tecnologias Militares Aeronáuticas em 1999, tendo obtido a licenciatura pós-Bolonha em Tecnologias Militares Aeronáuticas. É especializado em Controlo de Tráfego Aéreo e foi promovido ao atual posto em janeiro de 2020. Possui o Curso de Promoção a Oficial Superior e Curso de Estado Maior Conjunto.

    Das ações de formação que frequentou, destacam-se as seguintes:

    Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, curso de e-Formadores, curso Crew Resource Management, Curso de Busca e Salvamento Aéreo, Curso Civil-Military Cooperation (CIMIC), 

    Condecorações

    Da sua folha de serviços constam vários louvores, condecorações, destacando-se a Medalha de Mérito Militar, 2ª Classe e a Medalha de Comportamento Militar Exemplar, Grau Prata.

    Informação pessoal

    O Tenente-Coronel João Lourenço nasceu a 13 de dezembro de 1973, em Lisboa. É casado, tem dois filhos, e vive em Odivelas. 

    Artigos em publicações do IUM

    Repartição de Comunicações e Relações Públicas nas Forças Armadas Portuguesas

    Na revista: Cadernos do IUM N.º 52 - Reinventar as Organizações Militares
     69 | 53
    Apoio das Forças Armadas às Operações das Forças e Serviços de Segurança num Cenário Extraordinário Resultante de um Ataque Terrorista em Território Nacional

    Na revista: IUM Atualidade N.º 27 - O apoio das Forças Armadas às operações da Proteção Civil e das Forças e Serviços de Segurança
     24 | 24