
Departamento de Estudos Pós-Graduados
O departamento de Estudos Pós-graduados (DEPG) tem natureza universitária e assegura a realização de cursos ou ciclos de estudos, conferentes ou não de grau académico, que visem a formação complementar dos oficiais ao longo da carreira, a atualização, a qualificação, o aperfeiçoamento ou a especialização nas áreas da segurança e defesa nacional.
O Departamento de Estudos Pós-Graduados (DEPG) é chefiado por um contra-almirante ou major-general, preferencialmente habilitado com o grau académico de doutor, na direta dependência do Comandante do IUM, nomeado pelo CEMGFA, ouvido o CCEM, sob proposta do respetivo Chefe de Estado-Maior, rotativamente de entre os ramos das Forças Armadas.
O Chefe do DEPG é o responsável pelo cumprimento da missão atribuída a este órgão no Estatuto do IUM, exercendo as competências previstas na lei e aquelas que lhe forem delegadas, coadjuvando o Comandante do IUM e assegurando, nas suas ausências e impedimentos, a prática de atos de gestão corrente estritamente necessários.
Missão
Planeamento, programação, execução e controlo do ensino, conforme definido nos planos de estudos dos cursos.
Estrutura
O DEPG integra:
a. Órgãos de conselho: i. Comissão científica (CCDEPG); ii. Comissão pedagógica (CPDEPG); iii. Conselho de curso (CCUR).
b. Áreas de ensino científico transversal e específico;
c. Diretores de curso;
d. Coordenadores científicos;
e. Gabinete de Planeamento e Programação;
f. Gabinete de Estudos (GE).
O DEPG integra ainda:
a. O corpo docente, constituído pelos docentes das áreas de ensino científico;
b. O corpo discente, composto pelos alunos e auditores que frequentam os ciclos de estudos, cursos, estágios e tirocínios ministrados no DEPG;
c. O Conselho de coordenação dos ciclos de estudos de mestrado não integrado e de doutoramento ministrados pelo DEPG, cuja constituição é definida através de despacho do Comandante do IUM ouvida a Comissão Científica do DEPG.

Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados
A Major-General Ana Cristina Domingos de Oliveira Rodrigues Telha nasceu em Angra do Heroísmo em 1973. Ingressou na Academia da Força Aérea em 1991, e concluiu a licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas – Engenharia Informática em 1997. Possui o Curso Básico de Comando do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, 2000, e o Curso Geral de Guerra Aérea do Instituto de Estudos Superiores Militares, 2006. É pós-graduada em estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, em 2006.
Como Oficial subalterna, desempenhou funções de programadora de sistemas informáticos e analista de sistemas informáticos na Direção de Comunicações e Sistemas de Informação da Força Aérea.
Como Oficial superior, foi adjunta para os Sistemas de Informação, adjunta para o Comando e Controlo e Chefe da Repartição de Sistemas de Informação na Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação da Força Aérea, tendo assumido a chefia daquela Divisão de Estado-Maior de 2017 a 2020.
No âmbito das suas funções, foi representante nacional em diversos fóruns NATO de Comando e Controlo Aéreo. Entre 2008 e 2017 fez parte do Grupo de Trabalho do Pessoal Feminino da Força Aérea.
De 2012 a 2017 foi docente na Academia da Força Aérea na Área de Engenharia Organizacional, tendo sido coautora de diversos artigos científicos naquela área. Colaborou com o Instituto Universitário Militar como membro do júri e orientadora de Trabalhos de Investigação.
Entre outubro de 2020 e julho de 2021 frequentou o Curso de Promoção a Oficial General, tendo sido nomeada Diretora de Comunicações e Sistemas de Informação, interina, em 31 de janeiro de 2022.
Exerceu o cargo de Diretora de Comunicações e Sistemas de Informação de 08 de junho até 25 de junho de 2025.
Possui várias condecorações e louvores, destacando-se as condecorações de Serviços Distintos, Mérito Militar, Mérito Aeronáutico e Comportamento Exemplar.
A Major-General Ana Telha é casada e tem dois filhos.