Apresentação

Instituto Universitário Militar (IUM) é uma instituição de ensino superior universitário militar, na dependência direta do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, que integra as seguintes unidades orgânicas autónomas universitárias:

  1. Escola Naval (EN), que depende hierarquicamente do Chefe do Estado-Maior da Armada;
  2. Academia Militar (AM), que depende hierarquicamente do Chefe do Estado-Maior do Exército;
  3. Academia da Força Aérea (AFA), que depende hierarquicamente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea;

Integram ainda o IUM o Departamento de Estudos Pós-Graduados (DEPG) e o Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM (CIDIUM).

O IUM integra ainda a Unidade Politécnica Militar (UPM), que depende hierarquicamente do Comandante do IUM, como unidade orgânica autónoma politécnica constituída pelos:

  1. Departamento Politécnico da Marinha;
  2. Departamento Politécnico do Exército;
  3. Departamento Politécnico da Força Aérea;
  4. Departamento Politécnico da Guarda Nacional Republicana.

 

Missão

O IUM desenvolve atividades de ensino, investigação, apoio à comunidade, cooperação e intercâmbio, com a finalidade de formar os oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas (FFAA) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), habilitando-os ao exercício das funções que estatutariamente lhes são cometidas, conferindo as competências adequadas ao desempenho das mesmas e promovendo o desenvolvimento individual para o exercício de funções de comando, direção, chefia e estado-maior.

 

Visão

Um IUM reconhecido como instituição de referência no âmbito das Ciências Militares, no contexto universitário e politécnico, nacional e internacional, pela qualidade do seu ensino, rigor organizacional e dinamismo nas suas atividades e parcerias, constituído por pessoas motivadas e qualificadas, que contribuem ativamente para a valorização das Ciências Militares e o reforço da especificidade e credibilidade do Ensino Superior Militar.

 

Valores

Cultura militar, qualidade, rigor e inovação. 

441 | 290

Filme sobre o IUM

27 | 17

História

A “primeira escola de ensino superior militar”, em Portugal, data de 1641, como a “Aula de Artilharia e Esquadria”, destinada ao ensino teórico e prático dos artilheiros e bombardeiros da nómina. Foi fundada por Luís Serrão Pimentel, sob os auspícios do decreto de D. João IV, de 13 de maio, desse mesmo ano.

Herdeiro desse venerável legado, o Instituto Universitário Militar (IUM) foi criado em 2014, na dependência do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, absorvendo a missão e funções do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM)  – instituição que, em 2006, integrou os antigos Instituto Superior Naval de Guerra, Instituto de Altos Estudos Militares e Instituto de Altos Estudos da Força Aérea) e agregando, como unidades orgânicas autónomas, a Escola Naval (EN), a Academia Militar (AM), a Academia da Força Aérea (AFA) e Unidade Politécnica Militar (UPM).

Atentas as especificidades da sua missão nuclear – formação inicial e complementar dos oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana – o IUM encontra-se totalmente integrado no sistema do ensino superior nacional e constitui uma instituição referencial de formação e investigação na área das ciências militares em Portugal.

45 | 36