Centro de Recursos do Conhecimento
Apresentação
O Centro de Recursos do Conhecimento (CRC) tem por missão apoiar a atividade docente, discente, de estudo e investigação do IUM no domínio das Ciências Militares e temáticas conexas, estendendo os seus serviços a todas as entidades individuais ou coletivas com o que o Instituto se relaciona.
O CRC tem por objetivo tratar, disponibilizar e gerir as acessibilidades ao acervo documental físico e digital de que é responsável. Concentra os seus recursos na recolha de informação científica nas áreas das Ciências Militares, Relações Internacionais, Geopolítica, Segurança e Defesa, Direito, Gestão e História Militar.
A sua Biblioteca é composta por cerca de 35 000 títulos de monografias e perto de 100 títulos de periódicos findos e correntes. Integra um conjunto de manuais de ensino produzidos no âmbito da formação superior militar, cerca de 4000 trabalhos académicos elaborados no quadro da missão e competências do IUM ou dos organismos antecessores e ainda todas as publicações resultantes da atividade editorial do Instituto.
Localização e horário
A Biblioteca e Sala de Leitura localizam-se no piso 0 do Edifício de Ensino.
Aberta ao público em geral, funciona no seguinte horário:
De segunda a sexta-feira, entre as 9.00 e as 12.30 e as 13.30 e as 17.00
Email: biblioteca@ium.pt
Tel.: 21 300 22 11
Regulamento
Data: | Documento: |
---|---|
2020/07/08 | Regulamento do Centro de Recursos do Conhecimento |
Breve História da Biblioteca
A Biblioteca do IUM tem origem na Biblioteca da Escola Central de Oficiais (ECO), quando esta se instala em Caxias no ano de 1927 e se começou a reunir o atualmente designado “Fundo antigo”. É constituído por publicações do final do séc. XVIII em diante, e desde sempre vocacionadas para a formação e ensino superior militar. O 1º livro de registo das publicações entradas na Biblioteca da ECO data de outubro de 1927.
Em 1940 é criado o Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) e com a transferência para as atuais instalações em Pedrouços em 1958, a Biblioteca ganha um novo espaço, ficando até ao presente localizada à entrada do Edifício de Ensino, próximo das salas de aulas e dos principais anfiteatros.
Em 2006 recebe e integra o acervo documental e bibliográfico do extinto Instituto Superior Naval de Guerra.
Serviços
Referência e pesquisa
Apoia os utilizadores na localização dos recursos pretendidos no fundo documental da Biblioteca e nas bases de conteúdos digitais disponíveis.
Orienta os utilizadores para a oferta informativa disponível noutras bibliotecas e centros de recursos.
Qualquer esclarecimento ou pedido de pesquisa poderão ser colocados presencialmente, por telefone ou para o endereço eletrónico da Biblioteca.
Leitura presencial
A leitura presencial e a utilização dos equipamentos (computadores e impressora) existentes na Sala de Leitura podem ser efetuadas em regime de livre acesso.
As publicações (monografias e periódicos) podem ser retiradas das estantes para consulta ou leitura, devendo após utilização serem colocadas na mesa destinada à sua devolução.
As mesas da sala de leitura podem ser utilizadas para trabalho individual, utilização de documentação e equipamento informático próprio.
Devem ser seguidas as boas práticas na utilização da Internet e dos equipamentos informáticos do IUM.
Qualquer anomalia deve ser de imediato comunicada ao funcionário presente na Sala de Leitura/Biblioteca.
Empréstimo domiciliário
Entende-se por empréstimo domiciliário a cedência de qualquer publicação ou material multimédia para ser utilizada fora da Sala de Leitura da Biblioteca.
Os utilizadores internos podem requisitar em simultâneo até 5 monografias, 3 publicações periódicas, 3 itens de material multimédia, pelo período de 10 dias úteis.
Os utilizadores externos podem requisitar em simultâneo até 3 monografias, 2 publicações periódicas, 2 itens de material multimédia, pelo período de 10 dias úteis.
Para renovação dos empréstimos ou reserva de publicações, consultar o Regulamento em vigor.
Qualquer pedido de empréstimo ou de renovação poderá ser efetuado presencialmente, por telefone ou para o endereço eletrónico da Biblioteca.
Empréstimo Interbibliotecas
Os utilizadores internos podem recorrer ao serviço de EIB para consulta de espécies documentais não existentes no IUM.
O EIB funciona dentro das condições impostas conjuntamente pelo Regulamento do CRC e pelo do Serviço a quem se efetua o pedido.
Catálogos
Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional
A Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional entrou em funcionamento em 2015 e reúne o acervo bibliográfico de 26 bibliotecas que operam no mesmo Sistema de Gestão de Bibliotecas. Destina-se a divulgar e a disponibilizar o património documental da área da Defesa Nacional, das Forças Armadas Portuguesas e das Ciências Militares, bem como bibliografia vária, de temáticas relacionadas com o setor.
Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional - Instituto Universitário Militar
A Biblioteca do IUM disponibiliza a consulta do seu próprio catálogo bibliográfico, estando este, no entanto, integrado no catálogo coletivo que compõe a RBDN. Mediante registo como utilizador, a efetuar pelo atendimento da Biblioteca, é possível guardar pesquisas, encaminhar listas bibliográficas por email, reservar obras para consulta ou requisitar para empréstimo domiciliário.
Recursos Digitais
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)
Os trabalhos académicos produzidos no âmbito das atividades de ensino e investigação desenvolvidas pelo IUM encontram-se, na sua maioria, depositados no RCAAP, em regime de open access. A disponibilização do repositório institucional do IUM no RCAAP, ferramenta agregadora da produção científica e intelectual nas mais diversas áreas do saber, contribui para a sua visibilidade e impacto na investigação nacional e internacional.
A Revista de Ciências Militares (RCM) encontra-se também disponível no RCAAP.
B-ON
A B-ON disponibiliza às instituições de investigação e do ensino superior um alargado conjunto de publicações em texto integral, proveniente da contratualização junto de editores e fornecedores de conteúdos digitais das mais variadas áreas do saber. Confira aqui [ou no fundo da página] quais as plataformas do conhecimento a que o IUM tem acesso enquanto membro assinante da B-ON.
A obtenção dos textos integrais disponíveis requer que o utilizador interno se autentique com as credenciais que lhe foram atribuídas.
EBSCO
O Ebsco Discovery Service (EDS) é um avançado motor de busca direcionado à pesquisa nas plataformas de recursos do conhecimento. Através do EDS da EBSCO pode aceder-se à bases subscritas à B-ON, ao RCAAP, à oferta informativa do universo EBSCO e, especificamente, às bases de dados [ou no fundo da página] contratualizadas pelo IUM, na área da Segurança e Defesa.
A obtenção dos textos integrais disponíveis requer que o utilizador interno se autentique com as credenciais que lhe foram atribuídas.
Portal das Instituições da Memória
Agrega um amplo conjunto de informação em formato digital proveniente dos arquivos, bibliotecas e museus que dão visibilidade ao vasto património histórico e cultural da Defesa Nacional. O IUM encontra-se presente no Portal das Instituições de Memória através da sua Biblioteca e da digitalização de alguns espólios à sua guarda.
Espólios e Doações
Espólio Marechal Francisco da Costa Gomes (Coleção E.C.G.)
Francisco da Costa Gomes (1914-2001) ingressou no Colégio Militar após a morte do pai, capitão de Infantaria, foi aluno da Escola Militar e licenciou-se em Ciências Militares pela Universidade do Porto. Foi Comandante-Chefe da Região Militar de Angola, duas vezes Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e Presidente da República entre 1974 e 1976. Em 2021 foi doado ao EMGFA e depositado no IUM parte do seu espólio documental, datado entre os cargos que ocupou de Subsecretário de Estado do Exército, em 1959 e CEMGFA, até 1974. O espólio encontra-se digitalizado e disponível para consulta em https://arquivo-adn.defesa.pt |
Espólio General Caeiro Carrasco (Coleção E.C.C.)
O General João Alexandre Caeiro Carrasco (1907-1975) ingressou na Escola Militar em 1922. Entre 1935 e 1951 prestou serviço em Moçambique, Macau, Angola e Índia. Promovido a General em 1962, foi nomeado no mesmo ano Comandante da Região Militar de Moçambique, cargo que ocupou até 1965. De regresso a Lisboa, assumiu a Direção da Arma de Infantaria e passou à Reforma em 1972. Em 1999, o IAEM adquiriu a sua biblioteca pessoal, com cerca de 600 títulos sobre História Militar e Política Internacional. |
Espólio General Silva Freire (Coleção E.S.F.)
O General Carlos Silva Freire (1907-1961) foi aluno do Colégio e da Escola Militar. Em acumulação com funções no Estado-Maior do Exército, entre 1943 e 1957 foi aluno, professor e diretor do Curso de Estado-Maior no IAEM, tendo conservado sempre uma forte ligação a esta instituição. Contribuiu para a criação das forças especiais pára-quedistas em Portugal e é em Angola, no exercício de coordenação de operações envolvendo a Marinha e a Força Aérea que encontra a morte, num acidente aéreo que vitima 18 pessoas do seu Estado-Maior. Em 2000, os herdeiros doam ao IAEM o seu espólio arquivístico e documental. |
Espólio Embaixador Monteiro Portugal (Coleção E.M.P.)
António Monteiro Portugal (1949-2006) exerceu diferentes funções de direção nos Ministérios de Defesa e dos Negócios Estrangeiros e foi embaixador em Ankara. Especialista em relações internacionais e política de defesa, reuniu uma vasta biblioteca maioritariamente composta por edições em língua inglesa sobre a segunda guerra mundial e sobre armamento e material naval e aeronáutico. Em 2009, parte desta biblioteca, reunindo cerca de 2000 publicações, foi doada ao IESM pelos herdeiros do Embaixador. |
Espólio Major-General Orlando Rodrigues da Costa (Coleção E.R.C.)
Orlando Rodrigues da Costa (1920-2016), filho de militar, ingressou no curso de Artilharia da Escola do Exército. Parte para Moçambique pela primeira vez em 1944, no posto de Alferes. Foi professor da Academia Militar e regressa a África com o eclodir da Guerra, tendo sido Comandante na Guiné. Nomeado já no pós-1974 Comandante da Região Militar Centro e posteriormente Diretor da Arma de Artilharia. Foi Presidente do Serviço de Coordenação da Extinção da PIDE/DGS e Legião Portuguesa. O seu espólio documental foi doado pela família ao IUM em 2022, encontrando-se em processo de digitalização. |