Editorial
Com a presente publicação, encerra-se um ciclo de três edições onde os discentes do Curso de Promoção a Oficial Superior do Exército – Armas e Serviços (CPOS-E A/S) tiveram a oportunidade de desenvolver Trabalhos de Investigação de Grupo no âmbito da Unidade Curricular (UC) – Áreas Funcionais.
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Pretendeu-se que a análise à campanha militar que Portugal desenvolveu na Guiné-Bissau entre 1963 e 1974, fosse efetuada com base naqueles que são os atuais conceitos Doutrinários, de acordo com as ferramentas que estão disponíveis na atualidade e que são utilizadas nos mais variados Teatros de Operações.
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(…), como é que um país de parcos recursos, através de um esforço que é de difícil medição, conseguiu manter ativos durante mais de uma década, três TO que distavam milhares de quilómetros da metrópole. Neste caso em particular também se percebe as enormes dificuldades sentidas na adaptação ao TO em estudo como consequência das características peculiares do território da Guiné-Bissau.
Artigos
Resumo
O trabalho de investigação aqui projetado pretende analisar e caracterizar o Teatro de Operações na Campanha Militar da Guiné-Bissau, durante o período de 1963 a 1974, com vista a identificar as alterações que o conflito armado induziu nas forças terrestres portuguesas.
Com esta abordagem, pretende-se dar um contributo útil para as Forças Armadas em geral e para o Exército em particular, através da compreensão e do conhecimento da forma como este último se adaptou aos desafios com que se deparou na Campanha de África.
Palavras-chave
Teatro de Operações, Campanhas de África, Guiné-Bissau.Autor(es) (*)
Marco José Neves SequeiraPedro Gonçalo Martins Fernandes Luís
Ricardo Filipe Ferreira Oliveira
Telma Cecília Feitais da Silva
Resumo
Ao longo deste capítulo procura-se explorar a importância dos congressos e conferências para a internacionalização da luta e reivindicações no antigo Ultramar Português, analisar os apoios a nível de outros Estados, OI e ONG, no sentido de entender a sua relevância para o desfecho desta situação.
Palavras-chave
Teatro de Operações, Guiné-Bissau.Autor(es) (*)
Carlos Filipe Montezo CasquinhaDaniel Filipe Vasconcelos Pereira de Oliveira
Flávio de Jesus da Graça Lima
Isabel Maria Abreu Madeira de Faria
Nelson Dias Pereira
Resumo
(…), esta secção centra-se essencialmente na análise global do conflito neste Teatro, para depois derivar a análise para outros níveis do emprego tático, onde se insere a função de combate de Comando Missão, para se poder determinar se, nas ações desenvolvidas na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné os Comandantes aplicaram a função Comando Missão, que resulta da evolução do termo de comando e controlo e personifica o desenvolvimento de uma ação individual do Comandante – o comando – e o envolvimento de toda a força no desenrolar das operações, nomeadamente o Comandante e o seu EM – o controlo.
Palavras-chave
Teatro de Operações, Guiné-Bissau.Autor(es) (*)
Bruno Miguel Lucas MachadoMarco Paulo Castro Leite
Ricardo Vieira Azevedo Estrela
Tiago Fonseca Albuquerque
(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.