Cadernos do IUM N.º 32 - A campanha militar terrestre no teatro de operações da Guiné-Bissau (1963-1974). Estudo da aplicação da força por funções de combate.

Editorial

Com a presente publicação, encerra-se um ciclo de três edições onde os discentes do Curso de Promoção a Oficial Superior do Exército – Armas e Serviços (CPOS-E A/S) tiveram a oportunidade de desenvolver Trabalhos de Investigação de Grupo no âmbito da Unidade Curricular (UC) – Áreas Funcionais.
[…]
Pretendeu-se que a análise à campanha militar que Portugal desenvolveu na Guiné-Bissau entre 1963 e 1974, fosse efetuada com base naqueles que são os atuais conceitos Doutrinários, de acordo com as ferramentas que estão disponíveis na atualidade e que são utilizadas nos mais variados Teatros de Operações.
[…]
(…), como é que um país de parcos recursos, através de um esforço que é de difícil medição, conseguiu manter ativos durante mais de uma década, três TO que distavam milhares de quilómetros da metrópole. Neste caso em particular também se percebe as enormes dificuldades sentidas na adaptação ao TO em estudo como consequência das características peculiares do território da Guiné-Bissau.

Artigos

Caracterização do Ambiente Operacional da Guiné-Bissau 1963-1974

Resumo

O trabalho de investigação aqui projetado pretende analisar e caracterizar o Teatro de Operações na Campanha Militar da Guiné-Bissau, durante o período de 1963 a 1974, com vista a identificar as alterações que o conflito armado induziu nas forças terrestres portuguesas.
Com esta abordagem, pretende-se dar um contributo útil para as Forças Armadas em geral e para o Exército em particular, através da compreensão e do conhecimento da forma como este último se adaptou aos desafios com que se deparou na Campanha de África.

Palavras-chave

Teatro de Operações, Campanhas de África, Guiné-Bissau.

Autor(es) (*)

Avatar Marco José Neves Sequeira
Avatar Pedro Gonçalo Martins Fernandes Luís
Avatar Ricardo Filipe Ferreira Oliveira
Avatar Telma Cecília Feitais da Silva
 368 | 104
O Enquadramento Estratégico-Militar e Operacional do Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

Ao longo deste capítulo procura-se explorar a importância dos congressos e conferências para a internacionalização da luta e reivindicações no antigo Ultramar Português, analisar os apoios a nível de outros Estados, OI e ONG, no sentido de entender a sua relevância para o desfecho desta situação.

Palavras-chave

Teatro de Operações, Guiné-Bissau.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Filipe Montezo Casquinha
Avatar Daniel Filipe Vasconcelos Pereira de Oliveira
Avatar Flávio de Jesus da Graça Lima
Avatar Isabel Maria Abreu Madeira de Faria
Avatar Nelson Dias Pereira
 325 | 82
O Comando Missão na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

(…), esta secção centra-se essencialmente na análise global do conflito neste Teatro, para depois derivar a análise para outros níveis do emprego tático, onde se insere a função de combate de Comando Missão, para se poder determinar se, nas ações desenvolvidas na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné os Comandantes aplicaram a função Comando Missão, que resulta da evolução do termo de comando e controlo e personifica o desenvolvimento de uma ação individual do Comandante – o comando – e o envolvimento de toda a força no desenrolar das operações, nomeadamente o Comandante e o seu EM – o controlo.

Palavras-chave

Teatro de Operações, Guiné-Bissau.

Autor(es) (*)

Avatar Bruno Miguel Lucas Machado
Avatar Marco Paulo Castro Leite
Avatar Ricardo Vieira Azevedo Estrela
Avatar Tiago Fonseca Albuquerque
 275 | 76

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.