Major Eng

Luís Filipe Marques dos Santos Conceição

Função / Cargo

Docente militar

Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

Síntese Curricular

O Major de Engenharia Luís Filipe Marques dos Santos Conceição ingressou nos quadros permanentes do Exército em 2008, tendo sido promovido ao atual posto em outubro de 2018. Está habilitado com o mestrado em Engenharia Militar, pela Academia Militar, e possui formação técnico-profissional no âmbito da Engenharia Militar e da Cooperação Civil-Militar.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas, tanto em território nacional, como no exterior, tendo desempenhado várias funções.

Enquanto oficial subalterno e capitão, foi Comandante de diversas unidades de escalão Pelotão e de Companhia – Escola Prática de Engenharia, Unidade de Engenharia no Líbano, Escola das Armas e Academia Militar –, foi formador em vários cursos de especialização no âmbito da Engenharia Militar e da Cooperação Civil-Militar e desempenhou funções como Adjunto no Gabinete do Comandante da Academia Militar.

Ainda como capitão, e depois como oficial superior, foi Adjunto e Chefe de Secção na Direção de Infraestruturas do Exército, na área do Planeamento e Controlo de Programas, foi Docente Militar e Chefe de Secção no Gabinete de Avaliação e Qualidade na Academia Militar e desempenhou funções na Repartição de Capacidades da Divisão de Planeamento de Força, do Estado-Maior do Exército.

Desde março de 2024, desempenha funções de Professor Militar no Instituto Universitário Militar, na Área de Ensino Científico Específico do Exército.

Artigos em publicações do IUM

A Atuação do Marechal Spínola no Teatro de Operações da Guiné-Bissau, entre 1968 e 1973, enquanto Comandante-Chefe das Forças Armadas e Governador Geral

Na revista: Cadernos do IUM N.º 32 - A campanha militar terrestre no teatro de operações da Guiné-Bissau (1963-1974). Estudo da aplicação da força por funções de combate.
 203 | 203