Inscrições abertas.

Inscrições abertas.

O Instituto Universitário Militar (IUM) promove a realização da VII Edição do Curso de Pós-Graduação em Informações Militares (PGIM), entre os dias 23 de outubro de 2025 e 06 de fevereiro de 2026.

As candidaturas encontram-se abertas entre 21 de julho a 12 de setembro de 2025, sendo a publicação dos resultados das mesmas efetuado até 26 de setembro de 2025.

A PGIM é um curso de especialização que visa ampliar e aprofundar o conhecimento necessário para o exercício de funções de Informações em Unidades, Estabelecimentos ou Órgãos de Informações das Forças Armadas, em Forças e Serviços de Segurança, Sistema de Informações da República Portuguesa e outros Organismos de Administração Pública.

O Curso de PGIM destina-se a militares e civis dos quadros das Forças Armadas, encontrando-se aberto à participação de quadros das Forças e Serviços de Segurança, Sistema de Informações da República portuguesa e outros quadros da Administração Pública, desde que, sejam detentores de uma licenciatura concedida por um estabelecimento de ensino superior português, ou com habilitações equivalentes, legalmente reconhecidas.

O Curso poderá ser frequentado por militares de Países Amigos e Aliados, nos termos de regime de acesso superiormente referido.

A estrutura base do Curso tem a duração de 14 semanas, sem incluir feriados, em regime horário diurno e em regime de não-exclusividade.

Os objetivos gerais do Curso passam por, analisar a relação entre a Estratégia Militar e os processos de decisão num contexto de política externa; compreender o papel das Informações nos seus diversos níveis de emprego; analisar e caracterizar as ameaças contemporâneas; compreender no âmbito concetual o contributo das Informações para a Segurança e Defesa Nacional; desenvolver o raciocínio crítico e o pensamento criativo na resolução de problemas; compreender e praticar processos de recolha de informação através de fontes abertas; praticar procedimentos e ferramentas de análise estruturada na resolução de conflitos e/ou problemas, e; compreender e desenvolver as competências pessoais no âmbito das ciências comportamentais.