Cadernos do IUM N.º 45 - A Geopolítica dos chokepoints e dos shatterbelts (Vol. I)

Editorial

A presente obra, constituída por três volumes dos Cadernos do IUM (números 45, 46 e 47) versa os domínios da geopolítica e da geoestratégia – especificamente relacionados com chokepoints e shatterbelts –, congregando um conjunto de trabalhos realizados na Unidade Curricular de Geopolítica do Curso de Estados Maior-Conjunto 2019-2020, o que é de salientar, pois representa bem a superior qualidade e o nível de exigência do ensino neste Instituto.

Numa análise abrangente e plena de atualidade dos principais chokepoints e shatterbelts, de grande relevância para a economia mundial e para a projeção do poder militar em termos globais, os estudos agora levados à estampa analisam, ainda, os interesses das grandes potências em cada uma das áreas geográficas e as dinâmicas locais e regionais decorrentes da existência destes dois espaços geográficos sobrepostos. Uma perspetiva integral da análise essencial para melhor entender as relações complexas entre os diversos atores e, ainda, a relação entre chokepoints, em particular os que servem de entrada e saída do Mar Mediterrâneo: Gibraltar, Suez, Bab el-Mandeb, Bósforo e Dardanelos.

Felicito os autores e coordenadores desta obra e faço votos de que seja de utilidade e contribua para o enriquecimento científico e cultural de um largo número de leitores, seja no âmbito de estudos académicos ou no de uma leitura mais descontraída.

IUM em Pedrouços, 01 de outubro de 2020

Tenente-general Manuel Fernando Rafael Martins
O Comandante do IUM

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.