O Instituto Universitário Militar (IUM) concluiu a segunda edição do Curso de Ferramentas de Apoio ao Planeamento de Operações Militares (CFAPOM), no dia 3 de outubro de 2025, essencial para o apoio à decisão superior, para a melhoria da articulação entre os níveis político, estratégico e operacional, assim como para uma ação político-estratégica mais informada, eficaz e integrada.
Ao longo de uma semana, o curso contou com a participação de 28 auditores das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana e centrou-se no ensino e na promoção de competências para o desenvolvimento de ferramentas essenciais ao planeamento de operações, designadamente o Joint Operations Centre Watch Tool (JOCWatch) e o Joint Exercise Management Module (JEMM).
Estas plataformas, de grande relevância para o trabalho conjunto e multinacional, permitem otimizar a coordenação entre os diferentes Estados-Maiores e Quartéis-Generais, melhorando a interoperabilidade e a eficácia das Forças Armadas. O curso proporcionou aos auditores uma formação prática que fortalece a capacidade de resposta das Forças Armadas portuguesas, tanto a nível nacional como em cenários internacionais.
A realização do CFAPOM reafirma o compromisso do IUM na capacitação de líderes militares para o futuro, ao garantir uma formação sólida e adaptada às exigências contemporâneas do planeamento e da execução de operações militares complexas. Através deste tipo de cursos, o IUM contribui para o fortalecimento da capacidade operacional das Forças Armadas.
Com a sua tradição enquanto escola de pensamento estratégico, o IUM posiciona-se como um centro de excelência na formação de líderes militares preparados para os desafios globais, desempenhando um papel fundamental na construção de uma defesa nacional e internacional robusta e eficiente.