No âmbito do Projeto 5 da Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Angola, que contempla a componente de assessoria técnica não residente, ocorreu, na Escola Superior de Guerra (ESG), em Luanda e no período de 10 de março a 10 de abril, a lecionação de duas unidades curriculares inseridas no módulo de Tática – Operações Terrestres.
A assessoria foi garantida pelo Tenente-Coronel de Engenharia, Paulo Jorge da Silva Ferreira, do Instituto Universitário Militar, que desempenhou funções como assessor técnico não residente.
Foram lecionadas ao 30.º Curso Superior de Comando e Direção (CSCD) duas unidades curriculares de elevada relevância nomeadamente: Operações de Estabilização e Operações de Apoio Civil.
A unidade curricular de Operações Terrestres - Operações de Estabilização abordou os princípios e práticas associados à gestão de crises, manutenção da paz e intervenção em contextos de instabilidade. Já a unidade curricular de Operações Terrestres - Operações de Apoio Civil incidiu sobre os mecanismos de articulação entre estruturas militares e civis em cenários de emergência, reconstrução e apoio e assistência humanitária.
Complementarmente às sessões teóricas, foram organizados dois seminários temáticos, com o objetivo de fomentar a partilha de experiências e estimular o pensamento crítico e estratégico entre os auditores do curso e demais entidades presentes, através da análise de estudos de caso e da partilha e discussão de experiências com preletores de reconhecido mérito nas áreas.
Esta assessoria enquadra-se na estratégia de consolidação da parceria entre Portugal e Angola no setor da Defesa, contribuindo para o desenvolvimento das competências e capacidades técnico-profissionais das Forças Armadas Angolanas em geral e, capacitação dos quadros da ESG em particular, com enfoque em contextos de estabilização e apoio às populações civis, contribuindo assim para o reforço das relações de amizade e confiança entre Portugal e Angola.