O Instituto Universitário Militar apoiou o exercício de treino do Processo de Decisão Militar do 30.º Curso Superior de Comando e Direção da Escola Superior de Guerra (ESG) de Angola, no dia 25 de fevereiro, em Catete, Luanda.
Integrado no projeto de cooperação militar n.º5, o exercício consistiu na análise de uma situação e na respetiva proposta de modalidade de ação ao Comandante, assente numa metodologia de planeamento e na aplicação de diversas técnicas e procedimentos, designadamente o Estudo de Estado-Maior e o “Giro do Horizonte”, fundamentais para a integração de objetivos estratégicos com o planeamento e requisitos operacionais.
O exercício “Giro do Horizonte” permitiu aos 41 auditores uma avaliação prática do terreno, tendo o Brífingue da Decisão representado o culminar de todo um processo de aprendizagem intensivo, no qual os auditores puderam aplicar os conhecimentos adquiridos e adaptar as suas propostas de acordo com as intenções do comandante, as condições do terreno e os desafios operacionais. Este tipo de simulação é essencial para a formação de líderes militares, permitindo-lhes tomar decisões informadas e bem fundamentadas em contextos complexos no âmbito da segurança e da defesa.
O comando do ESG reconheceu a relevância desta atividade e a evolução técnica dos seus auditores, destacando o conhecimento e a experiência técnica da assessoria portuguesa para o desenvolvimento das necessárias competências na área do planeamento militar. Reforçou ainda que a colaboração entre as Forças Armadas Angolanas e o Instituto Universitário Militar português tem sido fundamental para o a formação de oficiais de alta patente, trazendo uma perspetiva inovadora e enriquecedora ao processo educativo.
O Projeto 5, iniciado em 1997, tem como objetivo apoiar a Escola Superior de Guerra de Angola na formação de oficiais superiores para as funções de Comando, de Direção e de Estado-Maior. No âmbito deste projeto, Portugal tem prestado apoio técnico na capacitação do corpo docente e na modernização do ensino militar, através de assessoria contínua e troca de conhecimentos, relevando-se, desta forma, o comprometimento do Instituto Universitário Militar para o desenvolvimento do Ensino Superior Militar em Angola e o fortalecimento da cooperação entre Angola e Portugal no domínio da defesa.