Nos dias 5 e 6 de novembro de 2024, uma delegação da Assessoria Portuguesa composta pelo Diretor Técnico (DT) do Projeto 2, COR Cancelinha; DT do Projeto 5, TCOR Bartolomeu; Assessor Técnico Temporário do Projeto 5 TCOR Monteiro; e Assessor Técnico Permanente do Projeto 2, Maj Meneses, realizou reconhecimentos e reuniões com o Instituto Superior do Exército (ISE) em Huambo, Angola. A missão visou apresentar os Assessores Técnicos portugueses que irão apoiar o ISE, com um foco especial no apoio ao ensino do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM-E), nomeadamente nos Blocos de Tática e Planeamento Estratégico.
Receção e interação com oficiais angolanos
A delegação portuguesa foi muito bem recebida pelo Comando, corpo docente e discente do ISE. A visita foi guiada pelo 2º Comandante do ISE, BRIG António Miranda, que acompanhou os assessores portugueses em reconhecimentos às instalações do ISE e à Escola de Condutores Auto e Blindados, localizada em Chipita, a cerca de 20 km de Huambo, para além de potenciais locais para exercícios de campo. O ambiente de cooperação e troca de experiências entre as duas partes foi um dos pontos altos da visita.
Visitas e ensino no ISE
Durante a visita ao ISE, a delegação teve acesso a um briefing institucional detalhado sobre os cursos oferecidos pelo instituto, destacando-se o 1º CCEM-E, com 56 alunos; o 3º Curso de Promoção a Oficial Superior (CPOS), com 218 alunos; e o 2º Curso de Promoção a Capitão (CPC), com 93 alunos. O TCOR Monteiro, destacado como professor do Instituto Universitário Militar e enquadrado pelo P5 em Angola, é o responsável pelas unidades curriculares de Técnicas de Estado-Maior e Operações Ofensivas nos escalões de Brigada e Divisão, no âmbito do CCEM-E.
Foi enfatizado o esforço conjunto do Exército Angolano, do ISE, do Instituto Universitário Militar, e da Cooperação no Domínio da Defesa em Angola para operacionalizar essa cooperação de forma eficaz e célere. A agilidade na implementação deste projeto reflete a competência, o espírito de missão e resiliência das entidades envolvidas, além de uma clara união entre os dois países no desenvolvimento do ensino militar.
Perspetivas para o futuro
O ISE desempenha um papel crucial na formação de oficiais e tem vindo a destacar-se pelo esforço contínuo em melhorar a qualidade do ensino. Os cursos do ISE, atualmente ministrados por uma equipa de 139 professores efetivos e 40 convidados, têm como objetivo fundamental o desenvolvimento das capacidades do Exército Angolano, com ênfase nas áreas da Tática, Planeamento Estratégico e investigação. A cooperação com a Assessoria Portuguesa visa enriquecer o currículo do ISE, trazendo novos conceitos e abordagens pedagógicas, essenciais para a modernização das capacidades operacionais do Exército Angolano.
Esta iniciativa não só reflete o compromisso de Angola e Portugal com o ensino de excelência, como também reforça a amizade e o entendimento mútuo entre as duas nações, criando uma plataforma estratégica de cooperação que beneficia ambos os países no desenvolvimento contínuo das suas forças armadas.