Realizou-se no dia 21 de agosto de 2024, a primeira edição da Mesa Redonda no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF) subordinada ao tema “Ameaças transnacionais em Moçambique, seu impacto nas esferas políticas, económica e social do país”. O evento inserido no âmbito dos estudos, investigação e divulgação das questões de Defesa e Segurança contou com a presença dos corpos docente e discente do ISEDEF, bem como de convidados militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e civis de instituições de ensino superior do país. Estiveram também presentes no evento as assessorias militares portuguesa e brasileira.
A sessão de abertura foi proferida pelo Vice-Comandante para a Área Académica e Educação Cívico-Patriótica do ISEDEF, Exmo. Brigadeiro Moisés Manuel Cau, que saudou os presentes com votos de boas-vindas.
A Mesa Redonda foi formada presencialmente pelos seguintes palestrantes: Coronel Gonçalves Fernando Muiambo do ISEDEF, do Prof. Doutor Énio Viegas Filipe Chingotuane da Universidade Joaquim Chissano, do Prof. Doutor António Osvaldo Paqueleque da Academia de Altos Estudos Estratégicos e do Major Óscar Luís Mofane do ISEDEF. Participaram por via telemática o Tenente-Coronel Américo Taero e o Tenente Assinde Rui da Academia Militar Marechal Samora Machel.
Esta Mesa Redonda pautou-se por intervenções pertinentes, que deram origem a um debate vivo e dinâmico, em plena liberdade académica, com foco na análise dos aspetos relacionados com as causas, manifestação e evolução do terrorismo em África e em Moçambique, bem como a sua conexão com as redes criminosas transnacionais.
Este tipo de atividades insere-se no preconizado na Ficha do Projeto n.º 5 no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD), projeto do qual o Instituto Universitário Militar se insere como Entidade Técnica Responsável. A assessoria portuguesa do Projeto n.º 5 apoiou na preparação das questões teóricas a debate, sendo de salientar que o evento foi inteiramente conduzido pelo staff moçambicano do ISEDEF. Por conseguinte, a materialização da primeira edição de um evento deste género evidencia a senda que o ISEDEF tem trilhado rumo à excelência no ensino superior militar moçambicano, pelo que será de louvar a coragem do Comando da instituição em abrir as suas portas para reforço de parcerias com a Academia.
A realização de mais este evento demonstra o comprometimento continuado do ISEDEF na formação do pensamento crítico do seu corpo docente e discente e na garantia de uma atividade de ensino superior de excelência, para os quais o Instituto Universitário Militar, através do Projeto 5, muito tem contribuído.