O Instituto Universitário Militar (IUM) concluiu mais uma edição do curso internacional NATO Strategic Communications Foundation Course, no dia 12 de setembro, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Stratcom Academy (SA).
A cerimónia de encerramento, presidida pelo Director do Instituto Politécnico Militar, Brigadeiro-General João Vicente, e que contou com a presença do Director da Stratcom Academy, Peter Clarke, constituiu um marco relevante na internacionalização e modernização da formação ministrada no IUM, reunindo militares das Forças Armadas Portuguesas, da Guarda Nacional Republicana, assim como participantes militares e civis da Dinamarca, do Estados Unidos da América, da Estónia e do Reino Unido.
Para além da mais-valia na troca de experiências, doutrina e boas práticas no âmbito da Comunicação Estratégica, a dimensão multinacional enriqueceu o processo de aprendizagem e contribuiu para o fortalecimento das capacidades operacionais e da coesão entre os membros da Aliança Atlântica. Os formandos aprofundaram a sua capacidade de compreender, planear e aplicar a comunicação como instrumento essencial para a condução de operações militares e defesa dos valores democráticos.
Num mundo caracterizado por uma crescente competição estratégica no domínio informacional, a comunicação estratégica assume-se como um vector central na prossecução dos objetivos políticos e militares. A construção de narrativas, o domínio do ambiente cognitivo e a compreensão das dinâmicas da guerra da informação são hoje competências cruciais para qualquer força empenhada em cenários operacionais complexos.
A parceria entre o IUM e a Stratcom Academy sublinha a relevância estratégica de se estabelecer sinergias com instituições de excelência, tanto nacionais como internacionais, reforçando o papel do IUM como referência na formação avançada em segurança e defesa. Reconhecido pelo seu rigor académico, qualidade pedagógica e pertinência dos conteúdos programáticos, o Instituto promove assim uma abordagem especializada, crítica e multidisciplinar que contribui para o desenvolvimento de lideranças estratégicas, militares e civis, mais bem preparadas para enfrentar os complexos desafios do século XXI.