Coleção Ares N.º 13 - Reutilização de Edifícios Correntes para Fins Operacionais - Blast Assessment

Editorial

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a resistência dos edifícios a explosões, no domínio dos efeitos, comparando os resultados de diversos modelos e determinando a adequabilidade dos métodos expeditos, bem como eventuais necessidades de reforço estrutural ou de medidas ao nível do plano diretor da infraestrutura, para incremento da segurança e integridade estrutural de edifícios correntes, temporariamente utilizados para fins operacionais, por Forças Nacionais destacadas.
A proliferação do terrorismo transnacional e a utilização crescente de Improvised Explosive Devices (IED) como arma de eleição pelos grupos terroristas, confere particular acuidade à proteção das pessoas e das infraestruturas, e por essa via às medidas de engenharia que possam mitigar esses efeitos. Esta preocupação é ainda mais premente quando se trata de infraestruturas críticas, cuja disrupção total ou parcial, poderá provocar impactes sociais, ambientais ou económicos, que colocam sob ameaça a segurança do Estado e o bem-estar da sociedade. Este facto tende a torna-se relevante em território nacional, sendo-o já premente no caso das missões nacionais em curso ou decorridas sob a égide das organizações nas quais Portugal tem vindo a assumir compromissos […]. O desenvolvimento deste estudo pretende assim dar corpo a um conhecimento muito pouco explorado em Portugal, permitindo assim incrementar a segurança das instalações militares contra a ameaça terrorista, seja em território nacional seja em Forças Nacionais destacadas.

Artigos

Reutilização de Edifícios Correntes para Fins Operacionais - Blast Assessment

Resumo

A entrada das primeiras forças num novo teatro de operações no seguimento de um conflito, acarreta problemas logísticos significativos, e a ausência de infraestruturas adequadas para a instalação dessas forças, leva a que por vezes sejam reutilizadas para fins operacionais infraestruturas existentes. Nessa medida, tendo em perspetiva uma ameaça terrorista verosímil e a necessidade de proteger os militares em serviço, é da maior importância a avaliação da extensão dos danos esperados no evento de uma explosão.

Esta investigação tem como objetivo mapear a forma como deve ser elaborado um blast assessment e realizar um estudo comparativo (baseado num modelo numérico calibrado com dados experimentais) sobre a capacidade resistente de edifícios correntes face à ocorrência de explosões, comparando os resultados obtidos através de uma análise não-linear tridimensional com os métodos expeditos (balanço energético, expressões analíticas e métodos gráficos), determinando a adequabilidade dos últimos para uso em ambiente operacional. Os resultados obtidos indicam que estes podem ser empregues com razoável fiabilidade, não dispensando, no entanto, um adequado juízo de engenharia.

Palavras-chave

Explosivos, Blast Assessent, Onda de Choque, Avaliação de Desempenho de Estruturas, Métodos Energéticos.

Autor(es) (*)

Avatar Gabriel de Jesus Gomes
 1 | 0

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.