Coleção Ares N.º 16 - Modelos de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras nas Forças Armadas Portuguesas. Análise crítica e formas de intervenção

Editorial

A presente publicação – “Modelos de desenvolvimento e gestão de carreiras Nas Forças Armadas Portuguesas. Análise crítica e formas de intervenção” – resulta de uma aprofundada investigação, realizada ao longo de três anos, no âmbito de um projeto do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM) intitulado de “Desenvolvimento e gestão de carreiras em contexto militar”.

Nesta obra, que inclui uma coletânea de oito estudos, discutem-se questões relacionadas com os atuais modelos de carreira dos oficiais das Forças Armadas portuguesas e com as principais práticas de gestão de recursos humanos em vigor, sempre numa perspetiva crítica e de valor acrescentado, a qual se submete ao escrutínio do leitor para reflexão individual, debate e/ou eventual aplicação.

Para além da necessária revisão do quadro teórico e concetual onde se inserem, os vários estudos apresentam, em comum, uma análise documental normativa, a elaboração de um diagnóstico sobre modelos de carreira e instrumentos e práticas de gestão para a sua operacionalização, bem como sugerem formas de intervenção para resolver os problemas e disfunções diagnosticadas ou, no mínimo, para mitigar os seus efeitos.

Não obstante a matriz geral comum, os oito ensaios abordam as carreiras dos oficiais das Forças Armadas portuguesas de forma diferente, embora complementar, variando, quer no objeto de estudo e nos objetivos, quer na metodologia de investigação utilizada (aqui intencionalmente explicitada). Para além das perspetivas organizacional e institucional, a maioria dos estudos apresenta ainda o lado individual dos problemas e das possíveis soluções, na perspetiva dos militares inquiridos por questionário e/ou por entrevista, o que muito enriquece a investigação, o debate e a sua utilização prática.

Esta variedade de objetivos e de perspetivas, bem marcada nos diversos textos, constitui um dos aspetos mais positivos desta obra, permitindo-nos refletir, de um modo mais abrangente e integrado, sobre a forma como as carreiras militares em Portugal foram concebidas e estruturadas e têm vindo a ser alteradas ao longo dos últimos 25 anos, com consequências diretas e indiretas, muito significativas, na gestão dos percursos profissionais dos militares e na gestão de vários outros subsistemas organizacionais.

Consideramos que, pela forma como a obra está organizada e mercê dos seus conteúdos, interessará a todos os militares, aos investigadores da área do comportamento humano em contexto militar, assim como aos da gestão de recursos humanos, aos responsáveis militares e políticos e aos cidadãos em geral.

A todos, votos de uma profícua leitura.


Lisboa, em 20 de abril de 2017

Vice-almirante Edgar Marcos de Bastos Ribeiro
Comandante do IUM

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.