Cadernos do IUM N.º 67 - Segurança Interna: Fronteiras, Inteligência Artificial e Comunicação em Crise

Editorial

A temática da segurança interna, enquanto pilar fundamental da soberania e da estabilidade dos Estados, assume uma especial relevância no atual contexto de crescente volatilidade geopolítica, bem como perante os desafios colocados pelas novas ameaças e riscos transnacionais.

Esta edição, tendo por base trabalhos académicos, e abordando alguns casos de estudo de relevo, incentiva-nos a uma reflexão profunda sobre as problemáticas atuais da segurança interna, oferecendo uma perspetiva abrangente e atual sobre os seus principais dilemas e desafios.

Em Portugal, tal como nos demais Estados-Membros da União Europeia, a segurança interna não se limita apenas ao domínio da ordem pública ou da prevenção criminal, mas integra uma abordagem multidimensional que abrange a proteção
de infraestruturas críticas, a segurança no ciberespaço, o controlo de fronteiras e a gestão integrada de crises. A globalização, a intensificação dos fluxos migratórios, a criminalidade organizada transnacional e a proliferação de ameaças assimétricas, vieram complexificar o atual ambiente securitário, exigindo a articulação entre os diversos Estados-Membros e as instâncias de cooperação europeia.

Pretende-se com esta publicação, excelentemente coordenada pelo Tenentecoronel Reinaldo Hermenegildo, apresentar oito artigos científicos que oferecem uma análise aprofundada das dinâmicas nacionais e europeias da segurança interna.
Acreditamos que todos estes artigos, sendo da responsabilidade dos seus autores, são um estimulante contributo para a partilha de conhecimento e reflexão académica através da conjunção da perspetiva teórica com estudos de caso.

IUM, 29 de agosto de 2025

Paulo Daniel Duarte Machado
Coronel Tirocinado GNR
Coordenador da AESIFC

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.