Cadernos do IUM n.º 56 - Ensino e Formação, Avaliação de Desempenho e Retenção do Talento: Dimensões para o Desenvolvimento da Liderança

Editorial

O desenvolvimento da liderança tornou-se um chavão e muitas organizações utilizam-no como uma ferramenta crucial para obter vantagens competitivas nas suas áreas de negócio. O desenvolvimento do talento de liderança será, assim, uma das funções mais importantes dos processos de gestão, uma vez que se evoluiu de um paradigma essencialmente avaliativo para modelos orientados para o desenvolvimento e para os resultados. Os planos de desenvolvimento pessoal, as avaliações de desempenho e os quadros de competências contribuem decisivamente para identificar os principais talentos de liderança numa organização. Os processos de desenvolvimento das lideranças evoluíram como ferramentas facilitadoras e estratégicas, que visam melhorar o desempenho organizacional e individual, identificando e desenvolvendo o talento de liderança, de forma planeada e integrada. O desenvolvimento da liderança insere-se, pois, num quadro integrador, interligado com as principais estratégias, a cultura e outros processos e subprocessos cruciais para alcançar os objetivos organizacionais.
É precisamente sobre esta temática, o desenvolvimento da liderança, que versa este Cadernos do IUM N.º 56, que apresenta um olhar reflexivo, mas, necessariamente, exploratório, concernente a três das suas dimensões – o ensino e formação, a avaliação de desempenho e a retenção do talento –, operacionalizado em três estudos efetuados no âmbito do Curso de Promoção a Oficial Superior da Força Aérea (CPOS FA), ministrado pelo Instituto Universitário Militar.
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Nas Forças Armadas portuguesas tem existido forte preocupação no desenvolvimento de competências de liderança. As perceções existentes sobre programas de desenvolvimento de liderança convidam à exploração de novas abordagens, algumas delas de inspiração exógena, porque mesmo considerando algumas diferenças entre o mind set dos líderes militares e civis, elas resultam, essencialmente, de particularidades de estrutura. As organizações preocupadas com a sua eficácia de formação têm de considerar todas as abordagens de desenvolvimento de liderança. Espera-se, com este Caderno, contribuir para a temática do desenvolvimento da liderança.
Por fim, agradecendo aos autores dos três estudos que compõem este Caderno, deseja-se ao leitor uma profícua exploração do seu conteúdo.

IUM em Pedrouços 18 de março de 2022


O Coordenador
Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro
Tenente-Coronel
 

Artigos

Estudo 1 – A liderança no ensino e formação

Resumo

A formação é uma necessidade das organizações e a sua eficácia é ponto chave na otimização do desempenho pessoal e profissional dos indivíduos. Por outro lado, as lideranças conferem aos indivíduos perceções de credibilidade, confiança e orgulho, garantindo a satisfação e motivação em contexto organizacional, induzindo efeitos na melhoria do desempenho profissional. Desta forma, há uma relação entre formação e liderança que emerge e está latente em contexto militar. Mediante uma estratégia de investigação quantitativa e um raciocínio dedutivo, este estudo de caso pretende analisar a relação entre o estilo de liderança dos docentes militares e a eficácia da formação militar de carreira. Pelos resultados obtidos concluiu-se que os formandos percecionam, nos seus docentes, um estilo preponderantemente transacional e um nível de liderança transformacional moderado. Por sua vez, os docentes consideram apresentar um estilo de liderança transformacional e um nível de liderança transformacional elevado. A eficácia da formação é percecionada como moderada, tanto pelos auditores como pelos seus atuais chefes de serviço. Por fim, ficou demonstrada uma correlação positiva forte entre a eficácia da formação e a liderança transformacional e que a liderança transformacional é preditora da eficácia da formação.

Palavras-chave

Liderança, Estilos de Liderança, Liderança Militar, Professor Líder, Eficácia da Formação, Transferência da Formação.

Autor(es) (*)

Avatar Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro
Avatar Rui Pedro Marcolino Carvalho
 380 | 73
Estudo 2 – A liderança na avaliação do desempenho

Resumo

A investigação em liderança tem avançado, demostrando a complexidade do conceito, e apresentando diferentes abordagens para o sucesso do líder. A procura de modelos de aprendizagem da liderança tem despertado o interesse das organizações, civis e militares. Este estudo exploratório pretendeu analisar de que forma um modelo de avaliação por múltiplas fontes (360º) pode ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento da liderança na Força Aérea. Com base numa amostra por conveniência de 415 militares da Força Aérea, concluiu-se que, na organização, é valorizada a avaliação das lideranças e identificada a necessidade do seu desenvolvimento ao longo da carreira. A maioria dos respondentes (53,7%) identificou vantagens na aplicação do modelo de avaliação 360º, essencialmente relacionadas com a possibilidade de melhoria continua do processo de avaliação, a identificação de necessidades de formação e a obtenção de feedback. Apenas 22.7% dos respondentes mencionaram a existência de desvantagens, devendo ser acauteladas questões relacionadas com a cultura organizacional e com a hierarquia existente na Instituição. A avaliação 360º é totalmente aceite por 40% dos militares. Ficou demonstrado que o modelo de avaliação 360º poderá ser uma ferramenta potenciadora da liderança na Força Aérea.

Palavras-chave

Liderança, Líder Eficaz, Leadership Practices Inventory, Aprendizagem, Avaliação Desempenho 360º.

Autor(es) (*)

Avatar Marco Paulo da Vasa Morais Ferreira
Avatar Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro
 330 | 63
Estudo 3 – A liderança na retenção do talento

Resumo

A retenção de talento é uma preocupação premente das organizações num mundo globalizado e altamente concorrencial. As lideranças, pelo efeito que podem provocar no desempenho e satisfação dos colaboradores e na intenção de saída, têm um papel importante neste processo. Também a Força Aérea não é alheia a este problema. Através duma estratégia quantitativa e um raciocínio dedutivo, assente num desenho de pesquisa transversal, com este estudo pretende-se avaliar a influência do estilo de liderança na retenção do talento na Força Aérea. Conclui-se que, na perceção dos militares da Força Aérea, o estilo de liderança preponderante é o estilo de liderança Transformacional, com efeito significativo forte no aumento da Eficácia, Satisfação e Esforço-Extra e fraco na redução da intenção de saída; seguido do estilo de liderança Passivo, com efeito significativo moderado na redução da Eficácia, Satisfação e Esforço-extra e fraco no aumento da intenção de saída. O estilo de liderança Transacional, o menos presente, não apresenta qualquer correlação com a intenção de saída. São também percebidas diferenças significativas na perceção dos estilos de liderança entre géneros e entre as categorias, e discutidas diversas estratégias de retenção de talento. Os resultados indiciam, assim, que a prática de um estilo de liderança Transformacional contribui positivamente para a retenção de talento.

Palavras-chave

Liderança, Estilo de Liderança, Resultados da Liderança; Retenção, Intenção de Saída.

Autor(es) (*)

Avatar António Rui Hilário de Azevedo
Avatar Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro
 333 | 66

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.