Cadernos do IUM N.º 34 - Coreia no Século XXI: Uma Península Global

Editorial

A presente obra dá corpo às intervenções no Seminário “Coreia no século XXI: uma Península Global”, que, simultaneamente, foi o Seminário Final da V edição da Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança, e que decorreu no Instituto Universitário Militar a 17 de maio de 2018.

Artigos

A Coreia no Século XXI: uma Península Global

Resumo

Palavras-chave

Península Coreana, Século XXI.

Autor(es) (*)

Avatar Chul-min Park
 260 | 80
ASEAN e a Coreia do Norte - O Papel do ARF na Resolução de Conflitos

Resumo

A ASEAN foi criada em 1968, ainda durante a guerra fria, com o objetivo declarado de garantir a paz e a estabilidade da região contra possíveis investidas ocidentais e/ou comunistas. É preciso notar que os países assinantes da Declaração de Bangkok, em 1968, passavam por importantes processos de reestruturação interna, como o enquadramento da Federação da Malásia, ou mesmo o processo de independência da Indonésia, entre outros. Por receio de uma maior influência externa nestes processos, e que poderiam inviabilizar a paz na região, as Filipinas, Tailândia, Malásia, Singapura e Indonésia assinaram a Declaração Constitutiva da ASEAN. Posteriormente, juntaram-se o Brunei, o Vietname, Laos, Mianmar e Camboja, por esta ordem. 

Palavras-chave

ASEAN, Coreia do Norte, ARF, Resolução de Conflitos.

Autor(es) (*)

Avatar Andreia Raquel Borges Pires
 253 | 80
A Desnuclearização Coreana e o Organismo do KEDO

Resumo

Esta comunicação pretende, portanto, explorar esse processo de desnuclearização norte-coreano que surgiu desde a assinatura do Agreed Framework, em 1994, até ao encerramento da Organização do KEDO, em 2006. A ideia é demonstrar como esta Organização Multilateral contribuiu, de certa forma, para um crescente pacifismo, desnuclearização e cooperação entre os diversos atores, tendo como centro de gravidade a Península Coreana.

Palavras-chave

Coreia, Desnuclearização, KEDO.

Autor(es) (*)

Avatar Tiago Pereira Chaves
 248 | 78
Uma Negociação sem Batna

Resumo

Se, por um lado, as negociações iniciais para implementar o Programa KEDO, trouxeram, pelo menos, a suspensão da produção de plutónio por parte de Pyongyang, por outro lado, concluímos que todas as negociações, declarações mais ou menos violentas, ou mesmo ameaças, durante décadas não levaram a sítio nenhum. Muito embora o mundo seja diferente e novos atores internacionais tenham surgido, o grande problema da Coreia do Norte, relativamente ao mundo global e ao mundo regional, tem continuado, até há muito pouco tempo, por resolver. Em suma tudo tem falhado.

Palavras-chave

Coreia do Norte, Ameaça Nuclear, Diplomacia, Relações Internacionais.

Autor(es) (*)

Avatar José Manuel Duarte de Jesus
 282 | 95
As Forças da Coreia do Norte no Atual Contexto de Crise Nuclear na Península da Coreia

Resumo

Foi-me incumbido de tratar neste fórum a caracterização da Força norte-coreana no momento presente, portanto, no contexto da atual Crise Nuclear da Península da Coreia.
Quando falamos da Crise Nuclear da Península da Coreia, estamos a referir-nos à insistência e determinação de Kim Jong-Un no desenvolvimento de um programa nuclear ilegítimo, à margem dos tratados internacionais, e contra a vontade da comunidade internacional, em particular dos seus Estados vizinhos e dos Estados-Membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Assim, esta é uma crise que envolve as grandes potências do nosso tempo, e um conflito complexo que será usado como uma peça fulcral no tabuleiro de xadrez internacional.
Apresentarei o tema da atual Força norte-coreana em três capítulos:
– Análise SWOT à Indústria de Defesa norte-coreana;
– Os principais programas militares de Defesa que estão a ser atualmente 
   desenvolvidos pela Coreia do Norte;
– A Força norte coreana, quanto à sua natureza.

Palavras-chave

Forças da Coreia do Norte, Crise Nuclear, Península da Coreia.

Autor(es) (*)

Avatar José Maria Passanha de Muller e Sousa
 262 | 86
Estados Unidos da América: Opções de Resposta Militar

Resumo

Este artigo pretende avaliar as possíveis Opções de Resposta Militar (ORM) ao dispor dos Estados Unidos da América (EUA) na crise que mantêm com a Coreia do Norte (DPRK) devido ao estado de desenvolvimento do seu programa nuclear. Isto, porque cabe ao instrumento militar estudar e planear as melhores opções, a executar se necessário, e sempre num quadro de validade estratégica. É isso que se propõe de seguida. 

Palavras-chave

EUA, Opções de Resposta Militar.

Autor(es) (*)

Avatar João Manuel Pinto Correia
 249 | 77
Exercício de Cenarização: A Península Coreana no Horizonte 2030

Resumo

Antecipar a dinâmica de relacionamento entre as Coreias no contexto do Complexo Regional de Segurança do Nordeste da Ásia no horizonte 2035, fazendo-o num momento particularmente denso de consequências futuras para as Coreias, para a China e para o conjunto da região – momento marcado pelas negociações em curso entre as duas Coreias e entre os EUA e a Coreia do Norte. Após décadas de tentativas frustradas para alcançar um compromisso pelo qual a Coreia do Norte abandonaria o seu programa nuclear militar, alternando com intervalos de sanções internacionais para forçar a Coreia do Norte a novas negociações com o mesmo objetivo.

Palavras-chave

Península Coreana, Cenarização, 2030.

Autor(es) (*)

 243 | 75

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.