• Ensino e Formação Militar: Desafios para as Forças Armadas Portuguesas

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     Fundo: CIDIUM
     Código: 
     Gestor contrato: TCOR Nuno Santos Loureiro
     Coordenador Projeto: TCOR Nuno Santos Loureiro

    Situação atual

     

    Prevê-se a conclusão do projeto até julho de 2023 e, sem prejuízo de outras que possam surgir com interesse para o Projeto, foram realizadas ou estão previstas as seguintes atividades:

    • Participação como “chair” do Working Group 9 – Military Education e apresentação de comunicação na ISMS Annual Conference 2022, de 10 a 13 de outubro de 2022, no Instituto Universitário Militar;
    • Apresentação até 31 de julho de 2023 da primeira versão da tese de doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Educação e Formação de Adultos, subordinada ao tema “Eficácia da Formação: Um estudo longitudinal nas Forças Armadas Portuguesas”;
    • Publicação, em 2023, do livro “Ensino e Formação Militar: Desafios para as Forças Armadas Portuguesas” com os resultados do projeto..

     

     

  • Situação em  
  • Sumário do projeto

     

    O ensino e formação nas Forças Armadas portuguesas visa preparar os militares para o desempenho de cargos e o exercício de funções, respondendo a necessidades concretas do contexto militar e, por estar inserida no sistema educativo nacional, é objeto de avaliação e procedimentos de gestão de qualidade que visam garantir a sua melhoria contínua.  

    A profissão militar, analisada a partir de uma perspetiva vocacional ou profissional, requer um amplo conjunto de competências, muito abrangentes, para que os militares possam cumprir os seus deveres e obrigações, dentro das suas exigentes funções de comando, direção, chefia, estado-maior e execução, entre outros. Na estruturação do desenvolvimento das carreiras (modelo normativo) estão previstos diversos cursos com a finalidade de habilitar o militar com conhecimentos adequados ao longo do seu percurso profissional. Neste sentido, a instituição militar deve possuir bem definidos os perfis profissionais desenvolvidos ao nível das diferentes categorias, especialidades e funções, com competências concretas (algumas transversais e outras específicas) e com níveis de exigência claramente diferenciados. 

    A formação, numa abordagem sistémica deve incluir a análise, o desenho curricular, o desenvolvimento e a implementação. Na construção dos referenciais de cursos, a análise funcional é essencial e tem em conta o contexto do trabalho, os sistemas organizativos, as relações funcionais e a sua futura aplicação. Neste particular, é incontornável o estabelecimento de relações entre as atividades, as competências a mobilizar  para o desempenho das atividades e os conteúdos curriculares necessários ao desenvolvimento das competências que, por sua vez, são necessárias ao bom desempenho das atividades. 

    Outro desafio que se coloca às Forças Armadas está relacionado com a abrangência e exigência de conhecimentos, pois cada vez mais é necessário desenvolver conhecimentos, aptidões e atitudes mais complexas, como sejam: demonstrar pensamento crítico e compreensão das operações militares; aplicar diferentes capacidades militares conjuntas; demonstrar um profundo entendimento do processo de planeamento operacional, das regras de empenhamento, da gestão do risco; compreender e lidar com a complexidade e diversidade de tarefas; ser muito adaptável a diferentes posições e funções, em contextos de mudanças e de novos desafios; demonstrar autoridade, autonomia, integridade profissional, compromisso sustentado com o desenvolvimento de processos na vanguarda do trabalho e inovação. Por isso, importa analisar os referenciais de curso e revê-los, de forma a adaptá-los a estas novas exigências, ou seja, adequá-los à especificidade do ensino e da formação militar. 

    Sobretudo relacionado com as novas gerações, coloca-se ainda o desafio de encontrar as metodologias mais adequadas que promovam e potenciem a aprendizagem nas novas gerações de militares, e dessa forma incorporar as mais recentes tendências e a inovação que ocorre no ambiente de aprendizagem, Sem desvirtuar as especificidades da instituição militar. Muitos dos desafios de hoje estão relacionados com a amplitude e diversidade de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, e a imprescindível reflexão sobre as metodologias mais apropriadas para promover e aprimorar a aprendizagem das novas gerações de oficiais. Num ambiente em mudança e com a noção de que as novas gerações (e.g. Millennials e Zeds) aprendem de forma diferente das gerações anteriores, o uso crescente das TIC no ensino em contexto militar pode, mais facilmente, reunir objetivos de formação e focalizar-se na seleção e integração das melhores ferramentas tecnológicas para um elevado retorno educacional. Neste contexto, o uso das TIC é instrumental e inevitável porque facilita a inovação e a renovação das instituições e proporciona ganhos de eficiência e eficácia. As novas tecnologias permitem novos usos e experiências em ambiente de formação, em “Sala de Aula” (nas suas dimensões física e virtual), antes impossível. Apesar de toda uma gama de novas possibilidades tecnológicas, o professor continua a ter um papel fundamental, embora agora com novos contornos. Nesse sentido, a preparação do “professor militar” deve ser sistematicamente repensada e atualizada, de modo a incorporar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários às exigências funcionais de cada momento, adequadas ao ensino de competências-chave para o militar do século XXI. 

    A eficácia do ensino e da formação assume-se como um fator crítico de sucesso para as organizações, face aos investimentos necessários e aos resultados esperados. Esta questão é particularmente relevante para as Forças Armadas que têm que conciliar reduções do orçamento disponível com a capacitação da sua força de trabalho para enfrentar os desafios de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A eficácia do ensino e formação militar assenta, em grande parte, na transferência efetiva da formação para o local de trabalho, revelando-se pertinente o domínio dos fatores que a influenciam.  

    O Projeto tem como Objetivo Geral, contribuir para a criação de conhecimento através de investigação aplicada ao contexto militar, a fim de desenvolver um modelo de formação profissional ao longo da carreira militar, que:

    (1) Garanta o alinhamento curricular para o desenvolvimento de competências necessárias ao desempenho das atividades inerentes a cada momento da carreira militar;

    (2) Integre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem; e

    (3) Promova a eficácia das práticas de educação e formação nos novos contextos geracionais e militares. 

    Evolução do projeto

     

    Trabalho previsto

     

    O Projeto tem a duração de quatro anos e encontra-se sensivelmente a meio do segundo ano da sua execução, tendo sofrido algum atraso devido à situação de pandemia que se vive atualmente.  

    Até ao momento, o trabalho científico desenvolvido pelos investigadores associados tem sido divulgado em eventos científicos (congressos, conferências e seminários) nacionais e internacionais, e publicado em revistas científicas e livros temáticos, designadamente: 

    Publicação de dez (10) artigos científicos em revistas nacionais/internacionais indexadas com revisão por pares; 

    Publicação de dois (2) livros como coordenadores; 

    Participação em sete (7) eventos científicos nacionais/internacionais como oradores, sendo uma participação como moderador. Comunicações em eventos científicos, nacionais e internacionais; 

    Foram ainda desenvolvidas outras atividades no âmbito do Projeto, nomeadamente, orientação de auditores dos cursos do IUM e participação em júris de apresentação e discussão de trabalhos de investigação. 

    Como perspetivas futuras, prevê-se a realização do seminário “Formação — desafios e tendências”, no início de 2021, outras participações em eventos nacionais e internacionais de divulgação científica e publicações científicas. Prevê-se ainda a finalização dos estudos superiores de doutoramento associados ao projeto, a publicação das principais conclusões do Projeto, no ano do seu encerramento, previsto para o final do ano de 2022.  

     

    Trabalho desenvolvido

     

    Organização de eventos científicos

    2021

    Seminário “Formação – Desafios e Tendências”. Realizado em formato virtual em 1 de fevereiro de 2021, contou com a participação de: David Stoffell (NATO School Oberammergau); António Moreira

    (Universidade Aberta); Cátia Silva (CEGOC); Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra); Elisabete Carvalho e Cristina P. Nunes (INA  Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas); Sebastiaan Tampinongkol (NCI Academy).

    2021

    Workshop “Desenvolvimento Curricular”. Realizado no IUM em 18 de novembro de 2021, conduzido por António Moreira e Susana Henriques da Universidade Aberta.
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    Publicação de artigos científicos em revistas de especialidade com arbitragem

    Foram publicados os seguintes artigos científicos:

    2021

    Henriques, P., Simões, P., Loureiro, N.S. (2021). Impact of GDPR on Access Profile Management in an HR Information System. In: Rocha, Á., Ferrás, C., López-López, P.C., Guarda, T. (eds) Information Technology and Systems. ICITS 2021. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 1330. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-68285-9_10

    2020

    Lopes, N., Loureiro, N.A.R.S. (2020) A Condição Militar nas Forças Armadas associada à sua monitorização. Revista de Ciências Militares, Vol 8 (2). IUM, Lisboa.

    2020

    Milharadas, S., Loureiro, N.A.R.S. (2020) Regulamento da Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas: Subsídios para a sua revisão. Revista de Ciências Militares, Vol 8 (2). IUM, Lisboa.

    2020

    Caetano N.M.P., Loureiro N.A.R.S. (2020) Business Intelligence: Use of Data Mining Techniques for the Prediction of Internment Times. En: Rocha Á., Paredes-Calderón M., Guarda T. (eds) Developments and Advances in Defense and Security. MICRADS 2020. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 181. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-4875-8_39

    2020

    Loureiro, N. A. R. S., & Santos, L. A. B. (2020). Use of Information and Communication Technologies in the Classroom: An Exploratory Study in Professional Military Education. Em Á. Rocha and R. P. Pereira (eds.), Developments and Advances in Defense and Security, Smart Innovation, Systems and Technologies 152. https://doi.org/10.1007/978-981-13-9155-2_36

    2019

    Cerqueira, S. & Loureiro, N. S. (2019) Movimentos Pendulares: Relação com a Motivação, Produtividade e Comprometimento dos Militares da Força Aérea Portuguesa. Revista de Ciências Militares, Vol. VII, N.º 2, novembro de 2019.

    2019

    Loureiro, N. A. R. S., & Alves, M. G. (2019). Effectiveness of Training: The Conceptual Framework and Methodological Strategy of a Longitudinal Study in the Portuguese Armed Forces. Em Security and Defence Quarterly, 24(2).

    2019

    Santos, L. A. B., Loureiro, N. A. R. S., Lima, J. M. M. do V., Silveira, J. A. de S., & Grilo, R. J. da S. (2019). Military higher education teaching and learning methodologies: an approach to the introduction of technologies in the classroom. Em Security and Defence Quarterly, 24(2) https://doi.org/10.35467/sdq/108668

    2019

    Loureiro, N. A. R. S., & Santos, L. A. B. (2019). Modelo de Gestão da Formação nas Forças Armadas numa Ótica de Eficácia e Eficiência. Em Proelium, VIII(3), 127–149.

    2019

    Loureiro, N. A. R. S., & Santos, L. A. B. (2018). Gestão da formação nas Forças Armadas numa ótica de eficácia e eficiência: subsídios para a construção de um modelo. Em Avaliação da Eficácia da Formação em Contexto Militar: Modelos, Processos e Procedimentos, Cadernos do IUM, 31. (pp. 15–47).
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    Publicação de livros, capítulos de livros, ensaios, reflexões como produtos dos programas/projetos de investigação

    Para além dos artigos científicos, foram publicados:

    2022

    Loureiro, N.A.R.S. (Coord) (2021). Ensino e Formação, Avaliação de Desempenho e Retenção do Talento: Dimensões para o Desenvolvimento da Liderança. Cadernos do IUM, 56, Lisboa: Instituto Universitário Militar.

    2021

    Loureiro, N.A.R.S. (Coord) (2021). Resposta do Ensino Superior Militar à Pandemia de Covid-19. IUM Atualidade, 28. Lisboa: Instituto Universitário Militar

    2019

    Loureiro, N. A. R. S. (Coord) (2019). Sistemas de Controlo de Gestão: Modelos, Processos e Procedimentos. Cadernos do IUM, 42. Lisboa: Instituto Universitário

    Militar

    2019

    Loureiro, N., e Santos, L. (Coords) (2019).  Avaliação da Eficácia da Formação em Contexto Militar: Modelos, Processos e Procedimentos. Cadernos do IUM, 31. Lisboa: Instituto Universitário Militar.
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    Formação avançada (apoio a doutoramentos/mestrados)

    O Projeto de investigação apoia o TCOR Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro no ciclo de estudos de doutoramento em Ciências da Educação.

     

    Comunicações em eventos científicos, nacionais e internacionais

    Foram ainda realizadas as seguintes comunicações científicas:

    2021

    Azevedo, A. (2021) O papel das lideranças na retenção de talento.  16th ERGOMAS Biennial Conference in Tartu, Estonia – July 19-23 2021. Hosted at the Institute of Social Studies, University of Tartu, Estonia.

    2020

    Loureiro, N., e Santos, L. (2019). COVID-19 The answer of portuguese MHE Institutions. Comunicação Oral apresentada na 12th International Society of Military Sciences Annual Conference, “Military Science vs. Open Sciences”, Finnish National Defence University (FNDU), Helsinki (Finland), October 13th -29th 2020.

    2020

    Loureiro, N., e Alves, M. (2020). Fatores de Transferência da Formação: Estudo em Contexto Militar. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) “Liberdade, Equidade e Emancipação”, em Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, Porto (Portugal), 10 e 12 de setembro de 2020.

    2020

    Caetano N.M.P., Loureiro N.A.R.S. (2020) Business Intelligence: Use of Data Mining Techniques for the Prediction of Internment Times.  Comunicação Oral apresentada no MICRADS´20 - The 2020 Multidisciplinary International Conference of Research Applied to Defense and Security, online, between the 29th of July 2020.

    2020

    Cruz, V. e Loureiro, N. (2020). A transferibilidade da formação do contexto militar para o contexto civil: um estudo exploratório na Força Aérea portuguesa. Comunicação Oral apresentada nas XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica – Interioridade e Competitividade: Desafios Globais da Gestão, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

    2019

    Loureiro, N., e Santos, L. (2019). Reflective Portfolio: pedagogical innovation in competency-based learning. Comunicação Oral apresentada na 11th International Society of Military Sciences Annual Conference 2019 “Building Military Science for the Benefit of Society”, National Defence Academy, Vienna, Austria.

    2019

    Loureiro, N., e Santos, L. (2019). Management of training effectiveness in the armed forces: contributions to a post-truth model. Comunicação Oral apresentada na 15th ERGOMAS Biennial Conference - Military Studies In a Post-Truth Society: Challenges and Perspectives, Lisboa, Portugal.

    2019

    Loureiro, N., e Santos, L. (2019). Metodologias de ensino e aprendizagem no ensino superior militar: uma abordagem à introdução de tecnologias na sala de aula. Comunicação Oral apresentada nas XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica – Interioridade e Competitividade: Emprendimiento, Estrategia y Conocimiento, Escuela Universitaria de Osuna, Sevillha, Espanha.

    2019

    Loureiro, N., e Alves, M. (2019). Eficácia da Formação: Um estudo longitudinal nas Forças Armadas Portuguesas. Comunicação apresentada no III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal.

    Ficha Técnica

     

    Designação:  “Ensino e Formação Militar: Desafios para as Forças Armadas Portuguesas”.

    Diretor de projeto e investigador principal: TCOR TMMA Nuno Santos Loureiro (Investigador Colaborador do CIDIUM; Investigador do CICS/NOVA, UNL). 

    Entidades participantes:

    O projeto é desenvolvido por investigadores integrados do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM) e por investigadores associados do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL) e do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea. 

    No Projeto de Investigação estão ainda inseridos vários outros investigadores, a título temporário, o que decorre, na generalidade, do desenvolvimento de trabalhos de investigação individual (TII) durante os cursos no IUM e do aproveitamento dos temas para integrar o projeto (um ou mais dos seus produtos). 

     

    Equipa de investigação

    A equipa de investigação conta com os seguintes elementos participantes no Projeto.

    Diretor do Projeto de Investigação e Investigador Principal
    TCOR Nuno Alberto Rodrigues Santos Loureiro 
    (Investigador Integrado do CISD).

    Investigadores Associados
    Coronel Tirocinado Lúcio Agostinho Barreiros dos Santos
    (Investigador Integrado do CISD)

    Tenente-coronel Paulo César Marques Picado
    (Investigador Integrado do CISD)

    Tenente-coronel Mónica Solange de Jesus Pereira Martins
    (Investigador Integrado do CISD e Investigador Associado do CIAFA)

    Investigadores eventuais
    No Projeto de Investigação estão ainda inseridos vários outros investigadores, a título temporário, o que decorre, na generalidade, do desenvolvimento de trabalhos de investigação individual (TII) durante os cursos no IUM e do aproveitamento dos temas para integrar o projeto (um ou mais dos seus produtos).
     

    Domínios, Áreas e Subáreas de Investigação

    DOMÍNIO 1: Elementos Nucleares das Ciências Militares.
    Área de Investigação 1.4: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar.
    Subáreas de Investigação:
    4.2 Psicologia Militar;
    4.4 Comando e Liderança Militar;
    Gestão de Recursos Humanos.

    DOMÍNIO 2: Elementos Complementares das Ciências Militares.
    Área de Investigação 2.1: Ciências da Gestão.
     

    Atividades

     

    Para a prossecução do Objetivo Geral, o Projeto prevê a realização de objetivos específicos e de atividades/tarefas concretas como adiante se referem. 

     

    Módulo 1 - O desenvolvimento de competências no contexto do Ensino e Formação Militar. Concetualização e diagnóstico. 

    OE 1.1: Desenvolver os principais conceitos aplicáveis; 

    OE 1.2: Analisar a especificidade do ensino e da formação em contexto militar: a dimensão comportamental e o papel do pensamento crítico e do pensamento criativo nas novas missões militares; 

    OE 1.3: Debater as áreas nucleares e complementares das Ciências Militares no contexto do Ensino e Formação Militar; 

    OE 1.4: Analisar o papel da gestão da formação no contexto do Ensino e Formação Militar; 

    OE 1.5: Analisar os atuais referenciais de formação do Ensino e Formação Militar: conteúdos, metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem. 

     

    Módulo 2 - O papel das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem. 

    OE 2.1: Avaliar as tecnologias e as novas metodologias de ensino-aprendizagem com aplicação nas FFAA. 

    OE 2.2: Analisar o papel da inovação no contexto do Ensino e Formação Militar; 

    OE 2.3: Identificar e compreender as competências críticas  para fazer face aos novos desafios e exigências da Condição Militar; 

    OE 2.4: Analisar o contributo das TIC no processo de gestão da formação e do conhecimento. 

     

    Módulo 3 - Subsídios para a concetualização e implementação de um modelo inovador no contexto do Ensino e Formação Militar. 

    OE 3.1: Análise funcional aos referenciais de curso: a formação formal, não formal e informal e o desafio do reconhecimento e validação de competências; formação para a carreira vs formação para cargos/funções; 

    OE 3.2: Formular critérios e propor procedimentos de avaliação e gestão da qualidade da formação no contexto do Ensino e Formação Militar; Gestão interna da formação (dimensão funcional dos ramos); Avaliação e acreditação dos ciclos de estudos na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES); 

    OE 3.3: Valorizar a centralidade das atividades de investigação no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de capacidades militares; 

    OE 3.4: Analisar e propor um modelo de gestão do conhecimento organizacional; 

    OE 3.5: Valorizar a Cooperação interinstitucional e criação de sinergias no contexto do Instituto Universitário Militar; 

    OE 3.6: Analisar a formação complementar de qualificação para apoio a uma eventual reinserção socioprofissional no mercado de trabalho; 

    OE 3.7: Desenvolver um esboço do modelo renovado de formação para o contexto do Ensino e Formação Militar. 

     

    Metodologia

    A metodologia a ter em consideração deverá permitir a aplicação coerente dos dados e das teorias, concretamente e com particular relevo das teorias das Ciências da Educação. A abordagem pretendida, alicerçada nos paradigmas positivista, interpretativo ou mesmo sociocrítico, integrando estratégias quantitativas, qualitativas e orientadas para a prática, poderá contextualizar a investigação nos domínios das ciências militares, das tecnologias de informação e comunicação, da educação e formação de adultos, do alinhamento curricular, da psicologia educativa, do comando e liderança e da gestão de recursos humanos. 

     

    Enquadramento

    O Projeto insere-se no domínio dos Elementos Nucleares das Ciências Militares, na Área de Investigação do Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar, nas Subáreas de Investigação da Psicologia Militar, Comando e Liderança Militar, e Gestão de Recursos Humanos. Insere-se ainda no domínio dos Elementos Complementares das Ciências Militares, na Área de Investigação das Ciências da Gestão. 

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    Financiamento

     

    O financiamento do projeto é suportado pelo IUM, sendo as respetivas necessidades integradas nos sucessivos Planos de Atividades do IUM, durante a vigência do Projeto de Investigação. 

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