Instituto Universitário Militar (IUM), realizou mais uma edição do Curso CIMICNO (Civil-Military Cooperation – Nível Operacional), entre 13 e 24 de outubro de 2025, com o objetivo promover o conhecimento e a reflexão militar sobre a cooperação civil-militar em contexto operacional, bem como a sua integração no planeamento de operações.
Para além de militares da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana, participaram ainda militares das Forças Armadas de Cabo Verde, de Moçambique e São Tomé e Príncipe, num total de 18 auditores. A diversidade dos participantes reflete o compromisso do IUM em promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da interoperabilidade entre forças nacionais e parceiras, contribuindo para a consolidação da cooperação lusófona no domínio da defesa e da segurança.
Ao longo de duas semanas, os auditores aprofundaram os fundamentos conceptuais e operacionais da cooperação civil-militar, analisando o seu papel no planeamento e condução de operações, bem como na promoção da resiliência e coordenação interinstitucional em contextos de crise. A formação incentivou uma visão integrada entre o fator civil e militar, sublinhando a importância da articulação entre diferentes atores e estruturas no quadro da segurança coletiva.
O curso CIMICNO, para além de reafirmar a importância da cooperação civil-militar como instrumento essencial para a gestão de crises e operações conjuntas, demonstra o compromisso do IUM com a promoção do conhecimento, da interoperabilidade e da cultura de defesa, consolidando a sua posição como centro de excelência no estudo e debate de temas relevantes para a defesa e resiliência das sociedades modernas.