Enquadramento

A Revista de Ciências Militares (RCM) é uma publicação de caráter científico, com indexação aprovada pela SciELO – Scientific Electronic Library Online, que compreende trabalhos de autores nacionais e internacionais, e destinada a um público nacional e internacional.

A RCM tem como principal objetivo, no âmbito das Ciências Militares, olhar para as questões da Segurança e da Defesa, em geral, e da Estratégia, Operações e Administração das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, em particular, tanto no plano nacional como internacional. De forma complementar, constitui-se como um fórum de reflexão, debate e divulgação da produção académica, científica e de investigação realizada no Instituto Universitário Militar (IUM), através da apresentação de temas e artigos de relevante qualidade, interesse e oportunidade.

A decisão de publicar os artigos científicos submetidos à RCM é do Comandante do IUM – sob proposta da Direção Editorial – depois de sujeitados a uma plataforma para deteção de inconformidades e do parecer favorável da avaliação de, pelo menos, dois “revisores” externos (peer review) em regime de duplo anonimato (double-blind). Nesta avaliação os artigos podem ser classificados como: Sim, sob a forma atual; Sim, sofrendo algumas correções; Não deve ser publicado.

Submissão de artigos

O IUM e o seu Centro de Investigação e Desenvolvimento (CIDIUM) informam os investigadores interessados em endereçar os seus artigos para a Revista de Ciências Militares que, no seu processo de submissão, devem verificar a sua conformidade em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Envio dos artigos. Realizado por via eletrónica para revistadecienciasmilitares@ium.pt . Só depois de confirmada a receção pela equipa editorial é que os autores devem considerar a boa receção do artigo;
  • Formulários a serem preenchidos. No email referido acima, deverão ser ainda anexados dois formulários, devidamente preenchidos:
    • Declaração de originalidade (que confirma o facto do artigo não ter sido anteriormente publicado) (formulário para preencher).
  • Normas de autor. O texto do artigo deve ser organizado em conformidade com o predito nas “Normas de autor do IUM”, publicadas no IUM Atualidade, n.º 7 (3.ª edição, revista e atualizada; 2020);
  • Prazos para submissão:
    • 28/29 de fevereiro, para o número de maio;
    • 31 de agosto, para o número de novembro.