DEPARTAMENTO POLITÉCNICO DA MARINHA
Chefe do Departamento Politécnico da Marinha
Capitão-de-mar-e-guerra Luís José Sameiro Matias

A

O Capitão de mar-e-guerra Luís José Sameiro Matias nasceu em Aveiro e tem 52 anos de idade. Após concluir o ensino secundário na escola Augusto Gomes em Matosinhos, ingressou na Escola Naval em 1988, onde se licenciou em Ciências Militares Navais. Foi promovido ao atual posto em 30 de dezembro de 2021.

Está habilitado com o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso de Estado-Maior Conjunto, e ainda o Curso de Aperfeiçoamento em Autoridade Marítima. É mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Ao longo da sua carreira prestou serviço a bordo da fragata “N.R.P. Corte-Real” e da corveta “N.R.P. General Pereira D’ Eça”. Na área da formação e ensino, exerceu funções de formador de Eletrotecnia no ex-Grupo n. º1 de Escolas da Armada, de chefe do Departamento de Formação em Comportamento Organizacional na Escola de Fuzileiros e de docente de Comando e Liderança no Instituto Universitário Militar. Na área do pessoal, desempenhou funções na Repartição de Recrutamento e Seleção da Direção de Pessoal onde exerceu os cargos de chefe do Centro de Recrutamento da Armada e chefe da Secção de Concursos. No âmbito da autoridade marítima, exerceu os cargos de Capitão do Porto e de Comandante Local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira e, mais tarde de Capitão do Porto e de Comandante Local da Polícia Marítima de Viana do Castelo.

Desde 4 de novembro de 2021 exerce o cargo de Chefe do Departamento Politécnico da Marinha na Unidade Politécnica Militar.

É casado e tem um filho.

Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações, tendo sido recentemente condecorado com a Medalha de Mérito Municipal de Esposende.

Instalações do Departamento Politécnico da Marinha

A

Atentas as especificidades operacionais e funcionais militares, as necessidades e caraterísticas próprias da formação em contexto de trabalho e do treino militar e de segurança, os Cursos de Formação de Sargentos são ministrados nos departamentos politécnicos da UPM e, através destes, nas unidades, estabelecimentos ou órgãos dos ramos das Forças Armadas e da GNR.

No caso do Departamento Politécnico da Marinha, o ensino é assegurado no âmbito das escolas e centros de formação do Sistema de Formação Profissional da Marinha, com as adaptações necessárias às exigências do ensino superior, nomeadamente:

Na Escola de Tecnologias Navais, localizada na Base Naval de Lisboa – Alfeite.

A

Na Escola de Fuzileiros, localizada em Vale de Zebro – Barreiro.

A

Na Escola de Mergulhadores, localizada na Base Naval de Lisboa – Alfeite.

A

CURSOS LECIONADOS NO DEPARTAMENTO POLITÉCNICO DA MARINHA DA UPM:

  • Curso de Formação de Sargentos de Técnicos de Armamento (TA) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Armamento (registado e criado pelo Despacho n.º 5671/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Comunicações (C) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Comunicações (registado e criado pelo Despacho n.º 5666/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Condutores Mecânicos de Automóveis (V) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Condução e Mecânica de Automóveis (registado e criado pelo Despacho n.º 5815/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Eletromecânicos (EM) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Eletromecânica (registado e criado pelo Despacho n.º 4841/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Eletrotécnicos (ET) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Eletrotecnia (registado e criado pelo Despacho n.º 5669/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Fuzileiros (FZ) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Fuzileiros (registado e criado pelo Despacho n.º 5817/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Taifa (TF) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Gestão de Cozinha e Restauração (registado e criado pelo Despacho n.º 5667/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Manobras (M) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Manobra (registado e criado pelo Despacho n.º 4257/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Maquinistas Navais (MQ) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Mecânica Naval (registado e criado pelo Despacho n.º 4844/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Mergulhadores (U) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Mergulho (registado e criado pelo Despacho n.º 5668/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Músicos (B) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Músico Instrumentista (registado e criado pelo Despacho n.º 5818/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Operações (OP) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Operações (registado e criado pelo Despacho n.º 4840/2020)
  • Curso de Formação de Sargentos de Administrativos (L) / Técnico Superior Profissional em Tecnologias Militares Navais – Secretariado e Gestão Administrativa (registado e criado pelo Despacho n.º 4261/2020)