NOTÍCIAS

ABERTURA DO ANO LETIVO 2020/21 DA UNIDADE POLITÉCNICA MILITAR

07 de outubro de 2020

A Unidade Politécnica Militar (UPM) realizou hoje, dia 07 de outubro, a cerimónia de abertura do ano letivo 2020/21, que foi presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, José Gomes Cravinho.

Trata-se de um momento com particular importância que marca o início da atividade letiva da UPM recém-criada.

A cerimónia teve início com o discurso do Diretor da UPM, o Comodoro Pedro Miguel de Sousa Costa. A este momento, seguiu-se a Lição Inaugural, sendo a cerimónia encerrada pelo Ministro da Defesa Nacional.

Este ato contou ainda com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes e do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, do Comandante-Geral da GNR e representantes dos Chefes de Estado-Maior dos três ramos das Forças Armadas entre outras entidades civis e militares, que presencialmente ou por videoconferência, assistiram ao evento.

A UPM é uma unidade orgânica autónoma do IUM vocacionada para o ensino superior politécnico militar, que tem por missão promover atividades de ensino e investigação baseada na prática, com a finalidade essencial de formar sargentos dos Quadros Permanentes (QP) das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana (GNR), habilitando-os ao exercício das funções que estatutariamente lhes são cometidas.

A UPM desenvolve essencialmente Cursos de Formação de Sargentos que respondem às necessidades de formação de cada um dos ramos das Forças Armadas e da GNR, conferindo por via dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) o Diploma de Técnico Superior Profissional nas áreas das tecnologias militares navais, terrestres, aeronáuticas e de segurança.

Na sua constituição, a UPM contempla os departamentos politécnicos da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da GNR, sendo o ensino ministrado de forma descentralizada nestes departamentos e, através destes, nas unidades, estabelecimentos ou órgãos dos respetivos ramos das Forças Armadas e da GNR.

Neste ano letivo tiveram já início 40 cursos, designadamente 11 do Departamento Politécnico da Marinha, 14 do Departamento Politécnico do Exército e 15 do Departamento Politécnico da Força Aérea, encontrando-se ainda previsto o início de 2 cursos no Departamento Politécnico da GNR, abarcando um total de 270 alunos.

Discurso de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Titterington Gomes Cravinho.
Discurso de Sua Excelência o Diretor da UPM, Comodoro Pedro Miguel de Sousa Costa.
Anfiteatro “Ivens Ferraz”.
Escola de Tecnologias Navais, Alfeite.
Centro de Formação Militar Técnica da Força Aérea, Ota.
Escola de Sargentos do Exército, Caldas da Rainha.

UNIDADE POLITÉCNICA MILITAR REGISTA 45 NOVOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

A

A Unidade Politécnica Militar terminou o processo de registo de criação de 45 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP), pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

28 de maio de 2020

A Unidade Politécnica Militar terminou ontem o processo de registo de criação de 45 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP), pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Estes cursos, integrados nos Cursos de Formação de Sargentos para ingresso nos quadros permanentes das Forças Armadas e de ingresso na categoria de sargentos da Guarda Nacional Republicana (GNR), permitirão a obtenção do Diploma de Técnico Superior Profissional, correspondente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Do total de 45 cursos registados, 13 são em Tecnologias Militares Navais, 14 em Tecnologias Militares Terrestres, 16 em Tecnologias Militares Aeronáuticas e 2 em Tecnologias Militares de Segurança.

Os referidos cursos têm previsão de início já para o próximo ano letivo de 2020-2021, encontrando-se a decorrer os respetivos procedimentos concursais.

A conclusão do processo de registo de criação destes 45 Cursos Técnicos Superiores Profissionais, concretiza mais uma etapa crucial para o Ensino Superior Politécnico Militar e para a elevação das qualificações dos Sargentos das Forças Armadas e da GNR.


23 de abril de 2020

Encontra-se aberto, até dia 05 de junho de 2020, o Concurso de Admissão aos Curso de Formação de Sargentos 2020/2022 dos Quadros Permanentes do Exército – Aviso n.º 6898/2020, de 23 de abril.