MAJOR-GENERAL JOSÉ ANTÓNIO COELHO REBELO

SÍNTESE CURRICULAR

O Major-General José António Coelho Rebelo nasceu em Lamego, tem 57 anos de idade e 39 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 12 de novembro de 2019.

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira, o Curso de Estado-Maior, e o Curso de Promoção a Oficial General. Possui ainda, entre outros, o Curso de Paraquedismo Civil, o Curso de Transmissões das Armas, o Curso de Operações Irregulares, o Curso de Montanhismo, o Curso de Operações Especiais, o Curso de Comandos, o NATO Staff Officers Orientation Course e o ISAF Commander’s Intelligence Operations da NATO School na Alemanha. Frequentou ainda o Curso de Defesa Nacional 2010/2011.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, destacando-se o Centro de Instrução de Operações Especiais, o Regimento de Infantaria Nº 13, o Comando do Pessoal e a Zona Militar da Madeira. Como Coronel, comandou o Regimento de Infantaria Nº19, chefiou o Gabinete do Tenente-General Ajudante-General do Exército e o Estado-Maior do Comando do Pessoal e foi 2º Comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt). Como Coronel Tirocinado foi nomeado 2º Comandante da BrigInt, cargo que exerceu até 22 de fevereiro de 2016. De 23 de fevereiro a 03 de outubro de 2016, assumiu o comando, em suplência, da mesma Brigada. Entre 06 de outubro de 2016 e 01 de outubro de 2017 exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Cooperação, Operações, Informações e Segurança do Estado-Maior do Exército. Foi nomeado, por escolha, para o cargo de 2º Comandante da Brigada de Reação Rápida, cargo que exerceu cumulativamente com Comandante em suplência, de 02 de outubro a 03 de dezembro de 2017.

Após a promoção a Brigadeiro-General e por Despacho do General CEME, de 04 de dezembro de 2017, foi nomeado, por escolha, para o cargo de Comandante da Brigada de Reação Rápida, cargo que exerceu até 03 de dezembro de 2019.

Após a promoção a Major-General foi nomeado, por escolha, para o cargo de Diretor do Departamento de Estudos Pós-Graduados do Instituto Universitário Militar, cargo que exerce desde 04 de dezembro de 2019.

No âmbito internacional, entre outros, exerceu o cargo de Chefe da Secção de Procedimentos Operacionais da Repartição de Operações no Estado-Maior da Euro Força Operacional Rápida (EUROFOR) em Florença / Itália, tendo participado, em 2003, na Antiga República Jugoslava da Macedónia (F.Y.R.O.M.), na operação CONCÓRDIA, No Teatro de Operações do Afeganistão, exerceu o Cargo de Comandante da Operational Mentor and Liasion Team (OMLT) para a Kabul Capital Division (KCD), Componente que integrou o 3º Contingente Nacional na International Security Assistance Force (ISAF).

Da sua Folha de Serviços constam 15 louvores, dos quais 1 concedido pelo General CEMGFA, 3 pelo General CEME, 8 por Oficiais Generais e 3 por outras entidades. Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, 3 Medalhas de Serviços Distintos – Grau Prata, as Medalhas de Mérito Militar de 1ª, 2ª e 3ª Classe, 2 Medalhas de D. Afonso Henriques de 1ª Classe e uma de 2ª classe, as Medalhas de Prata e de Ouro de Comportamento Exemplar, 2 Medalhas Comemorativas de Serviços Especiais, a Medalha da União Europeia – Operação Concórdia, a Medalha da EUROFOR e a Medalha da NATO/ISAF.

Data de Referência: 04dec2019