Coleção Ares, N.º 11 - Geopolítica da Alemanha: Ratzel, Haushofer e as duas Guerras Mundiais do Século XX

Editorial

Este livro de Marisa Fernandes tem por base a tese de mestrado em Ciência Política e relações Internacionais que desenvolveu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2010, enriquecendo com a investigação sobre a Geopolítica da Alemanha Contemporânea em que tem estado concentrada desde então no âmbito do doutoramento em Estudos estratégicos que se encontra a concluir no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da universidade de Lisboa.
[…]
É sobre estes fundamentos que se ergue a obra de Friedrich Ratzel (formado em Zoologia), principal fundador da Geografia Humana e da perspectiva da Geografia Política (que o sueco Rudolf Kjellen baptizou posteriormente de Geopolítica). As suas “sete leis” e conceitos-chave de lage (posição), raum (espaço), raumsinn (sentido de espaço) e lebensraum (espaço vital), revistos por Marisa Fernandes, são efectivamente os pilares da Geopolítica e desde logo da “Escola Alemã” e correspondente teorização e acção de Karl Haushofer que moldaram o pensamento estratégico alemão da primeira e segunda guerras mundiais.
Numa abordagem cenceptualmente geopolítica, é essencialmente destes pilares e do seu contexto internacional e conflitual que trata o presente livro. Marisa Fernandes abre-nos portanto uma perspectiva histórica sobre a construção da identidade nacional e da projecção de poder da Alemanha Contemporânea, (…).
 

Artigos

Geopolítica da Alemanha: Ratzel, Haushofer e as duas Guerras Mundiais do Século XX

Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar em que medida as teorias da Geografia Política de Friedrich Ratzel e da Geopolítica de Karl Haushofer, produto da conjuntura alemã em que se desenvolveram, determinaram a ação política de Wilhelm II e de Adolf Hitler, a quem cabia em última instância a decisão final da política espacial a seguir, em direção à Primeira e Segunda Guerras Mundiais. […]. [Este estudo tem, assim, o] objetivo de conferir maior clareza às relações entre o pensamento, acerca das relações entre o espaço e o poder, e a ação politica alemãs, visando uma maior aproximação à realidade da Alemanha no período entre as Grandes Guerras do século XX. Por outro lado, procura-se contribuir também para uma melhor compreensão do que é a Geopolítica, qual a sua importância, e em que contexto é que esta surgiu na Alemanha, almejando, deste modo, quebrar a mística e o tabu que parece estar associada à Geopolítica alemã na Primeira e na Segunda Guerras Mundiais.
Produto do contexto em que surgiu, a Geopolítica alemã acabou por se relacionar com o Nacionalismo-Socialismo, que desta se apropriou para justificar os seus desígnios expansionistas e racistas para o espaço europeu, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial, o que motivou a campanha de descredibilização da Geopolítica, […]. Em certa medida, tal justifica ainda a existência de um certo tabu em torno da utilização do termo Geopolitik, isto é, Geopolítica em alemão, ainda hoje na Alemanha, mesmo que o conhecimento do espaço continue a ser importante e considerado na tomada de decisão tanto ao nível da política interna, como ao nível da política externa praticadas nas Relações Internacionais.

Palavras-chave

Geopolítica, Relações Internacionais, Alemanha, Século 20.

Autor(es) (*)

Avatar Marisa Alexandra Santos Fernandes
 72 | 72

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.