IESM Atualidade N.º 2 - Aviação estratégica Russa

Editorial

Editorial

Artigos

Aviação Estratégica Russa

Resumo

No âmbito deste artigo, considera-se “Aviação Estratégica” aquela parte de uma força aérea constituída por aviões bombardeiros de longo raio de ação, potencialmente armados com bombas gravíticas ou mísseis de cruzeiro, convencionais ou nucleares, capaz de influenciar de forma determinante um conflito militar (nomeadamente através do armamento não-convencional) ou, em tempo de paz, demonstrar essa mesma capacidade.
Apresenta-se a delimitação anterior pelo facto de também a Aviação de Transporte poder desempenhar um papel estratégico, pela projeção de forças militares a grande distância ou pelo apoio logístico prestado a determinada parte de um conflito (p.ex.º o Bloqueio de Berlim, a Guerra do Yom Kippur, o conflito intra-angolano de 1975).
Neste contexto, procurar-se-á apresentar um breve panorama sobre o Comando da Aviação de Longo Alcance da Força Aérea da Rússia - Dalnyaya Aviatsiya Voyenno-vozdushnye sily (DA-VVS) Rossii, no alfabeto cirílico Дальняя Авиация Военно-воздушные cилы (ДА- BBC) России, o qual agrega as unidades aéreas estratégicas da Federação Russa.

Palavras-chave

Força Aérea da Rússia; Aviação Estratégica; Aviões de combate.

Autor(es) (*)

Avatar José Carlos Cardoso Mira
 311 | 79

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.