IUM Atualidade Nº 51 - A Ameaça Nuclear da Coreia do Norte: Implicações Regionais

Editorial

Estimados leitores,

O texto que apresentamos foi realizado por uma docente do Instituto Universitário Militar, na sequência de um trabalho final do Curso de Estudos Avançados de Geopolítica no Instituto de Defesa Nacional e constitui uma análise sobre como o programa nuclear norte-coreano posiciona o país como um perturbador regional.

O estudo destaca que, enquanto a Coreia do Norte utiliza o seu arsenal nuclear para ganhar apoio económico e alimentar em troca de contenção militar, as tensões regionais se intensificam, e a desnuclearização completa se mostra inviável. Em vez disso, o diálogo mediado pela China e um acordo para limitar o arsenal existente poderiam ser alternativas mais realistas para estabilizar a região. A Coreia do Norte, assim, mantém-se como um ator crucial na disputa de poder entre as grandes potências, aumentando a relevância estratégica da Teoria da Contenção.

Este estudo sublinha a impossibilidade de falar sobre a desnuclearização da Península Coreana sem considerar as profundas implicações estratégicas e ideológicas que a sustentam, oferecendo uma visão crucial sobre os desafios que os atores regionais e a comunidade internacional enfrentam perante a postura da Coreia do Norte.

Ana Esteves
Tenente-coronel
Coordenadora editorial do CIDIUM

Artigos

A Ameaça Nuclear da Coreia do Norte: Implicações Regionais

Resumo

A Coreia do Norte tem vindo a investir cada vez mais no desenvolvimento da tecnologia de mísseis e no seu programa nuclear, em detrimento do desenvolvimento económico e bem-estar populacional, criando atritos com os atores regionais. É com base nessa constatação que este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a arma nuclear faz da Coreia do Norte um perturbador regional e quais as implicações que daí advêm. A fim de ser alcançado o objetivo proposto foi empregue uma metodologia assenta na análise documental qualitativa, como forma de perceber qual o objetivo da Coreia do Norte para ser detentora de armamento nuclear e o que isso implica para os atores regionais. Concluiu-se que a separação da Coreia, o período de colonização que antecedeu e as potências que a controlaram deixaram a Coreia do Norte com um forte sentimento de insegurança e antagonismo perante a ideologia ocidental. Nesta senda e com base na ideologia juche praticada, utiliza o armamento nuclear como garantia de sobrevivência do seu regime, não sendo mais possível falar em desnuclearização da Península, pois esta dissuasão torna-se a sua arma política para entendimento e ganhos no plano internacional.

Palavras-chave

Coreia do Norte; Geopolítica; Programa Nuclear.

Autor(es) (*)

Avatar Rita Alexandra Martins Baptista
 40 | 40

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.