Artigos

Resumo
O Inglês, elemento central para a interoperabilidade, é vital em ambiente combinado. Ser proficiente na língua das operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte é fundamental para os militares. Contudo, tem-se verificado que essa proficiência per si não tem sido suficiente para garantir um desempenho eficiente e eficaz, tendo até sido identificado que as deficiências linguísticas no seio da OTAN têm sido prejudiciais ao sucesso da sua missão.
Uma das soluções pedagógicas que contribuem para colmatar aquelas deficiências é proporcionar um tipo de formação prática no Inglês, orientada para superar necessidades decorrentes das funções e realidade em que se vai operar – os cursos de English for Specific Purposes.
Um diagnóstico de necessidades linguísticas adequado e uma observação atenta ao que outros países já fazem neste âmbito pode contribuir para edificar a capacidade de formação de ESP no Instituto Universitário Militar (IUM).
Neste estudo de caso, cujo objetivo geral foi analisar a adequabilidade, exequibilidade e aceitabilidade da edificação daquela capacidade no IUM, através da análise dos dados recolhidos nas fontes documentais, questionários e entrevistas, concluiu-se que esta edificação é adequada e exequível porque é necessária e não implica grandes estruturas ou transformações, e é aceitável pela relação custo-benefício.
Palavras-chave
Inglês, Interoperabilidade, Desempenho, Comunicação, eficiente, ESP.Autor(es) (*)

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.