Cadernos do IUM N.º 11 - Os Pensadores Militares

Editorial

No ano letivo de 2014-2015, o trabalho proposto ao Curso de Estado-Maior Exército subordinou-se ao tema geral “A Guerra pensada no Ocidente”. Cada grupo de trabalho, constituído por dois ou três oficiais, foi convidado a estudar uma fonte histórica impressa e publicada de um pensador militar.
[…]
Os sete trabalhos representam uma viagem no tempo, por quase dois milénios, onde estão em análise dois autores da Antiguidade Clássica (Júlio César e Vegécio), um do Renascimento (Maquiavel), um da Idade Moderna (Frederico II) e três da Idade Contemporânea (Napoleão, Clausewitz e Jomini). 
O volume que o IUM agora edita, com o conjunto dos trabalhos, tem a aspiração simples de permitir ao leitor um breve contacto com elementos do pensamento militar ocidental ao longo dos tempos. Trata-se de trabalhos de aplicação (e não de investigação), elaborados no âmbito de um curso muito intenso, em que as preocupações dos discentes são múltiplas.
[…]
Independentemente da linha de pensamento que possamos escolher acerca da utilidade da História Militar, o conjunto que agora se publica permitiu, em relação aos oficiais que o elaboraram, conhecer as origens remotas de realidades que ainda hoje têm expressão no mundo militar. E esse conhecimento do passado certamente que permite aumentar o leque de opções quanto à procura de respostas a problemas do presente inerentes a essas mesmas realidades. Do mesmo modo que o proporcionou aos oficiais do Curso de Estado-Maior Exército 2015, esperamos que o possa proporcionar ao leitor.

Artigos

Os Pensadores Militares

Resumo

O estudo de uma batalha pode apresentar uma variedade enorme de resultados e todos podem ser válidos e ajudam a caracterizar aquela batalha. Pode-se estudar os efetivos e compará-los; a organização e as táticas dos exércitos envolvidos; e até o armamento e os equipamentos utilizados, podendo-se avaliar que uns estarão obsoletos e outros são tecnologicamente mais avançados. O treino dos soldados, a moral e o comportamento daqueles no campo de batalha também pode merecer atenção, com a possibilidade de se transformar num elemento decisivo no resultado final da batalha. O início da batalha com a adoção de determinado dispositivo ou a reação ao dispositivo adotado pelo inimigo, percebendo que houve um plano para o emprego da força militar que pode não ter sido seguido no decurso da batalha. É a diferença entre o planeamento e a realidade do combate. O planeamento tinha soluções para todos os problemas que surgiram no combate? Podia não ter. Houve falhas e deve-se procurar uma resposta para corrigi-las. Na batalha seguinte já foram incorporadas correções ou, o mesmo é dizer que no futuro não podem ser cometidos determinados erros. No final da batalha qual foi o saldo das perdas, tanto humanas como em material? Como funcionou a sustentação das nossas forças? E das forças opositoras? Houve diferenças nítidas?

Palavras-chave

Arte da Guerra, Pensadores Militares.

Autor(es) (*)

Avatar Leonel José Mendes Martins
 213 | 87
A Guerra das Gálias – Júlio César

Resumo

A obra de Júlio César, A Guerra das Gálias, constitui um tratado clássico que, para além do seu valor documental e histórico, apresenta contributos para o estudo do pensamento estratégico. 
Assim, começaremos por fazer a contextualização do espaço e da época, procurando enquadrar a obra no ambiente geopolítico e geoestratégico em que se insere e que marcou o conflito analisado no seu texto. Seguidamente, iremos abordar biograficamente o autor, enquadrando o seu percurso pessoal e militar, contextualizando-o no âmbito da obra que realizou. Entraremos, então, na análise da obra, procurando primeiramente entender quais foram, à época, os seus propósitos e a quem se destinou, para depois e de forma resumida, analisarmos o seu conteúdo. Após esta fase, mais dedicada ao estudo do texto e dos fatores que levaram a que fosse escrito, iremos verificar qual o impacto da obra ao longo da História, numa perspetiva prática. Tentaremos assim perceber de que forma ela influenciou o pensamento estratégico e diretamente os líderes, no decurso dos tempos. Por fim, procuraremos identificar as questões e problemas do presente que poderão, na obra, buscar indicações para a sua resposta ou solução. 
No final do trabalho, teceremos algumas considerações, em jeito de conclusão, onde iremos identificar os contributos resultantes da leitura e análise da obra, procurando ainda fazer algumas recomendações de leitura da mesma.

Palavras-chave

Arte da Guerra, Pensadores Militares, Júlio César.

Autor(es) (*)

Avatar João Nuno Saraiva Mota de Albuquerque
Avatar Luís Alves Batista
Avatar Ricardo Camilo
 219 | 95
Epitoma Rei Militares – Caio Vegécio

Resumo

A Epitoma Rei Militaris terá sido escrita entre o final do século IV e início do século V por Vegécio. Aquela obra é um tratado militar que descreve as práticas do “antigo” exército romano. O seu grande objetivo terá sido servir de base para uma nova organização do exército, desde o recrutamento de pessoal até à condução de batalhas (Giacomoni, 2011). 

Palavras-chave

Arte Militar, Pensadores Militares, Caio Vegécio.

Autor(es) (*)

Avatar José Andrade
Avatar Nuno Salvador Vicente Pedro
Avatar Sérgio Manuel Oliveira da Rocha
 207 | 82
A Arte da Guerra - Nicolau Maquiavel

Resumo

A presente obra foi publicada por Nicolau Maquiavel em 1521 na cidade de Florença, uma das cidades-estado da Península Itálica. Nesta península foram travadas sucessivas guerras entre os finais do séc. XV e início do séc. XVI.
[…]
Após o fim da Guerra dos Cem Anos, França passou a desviar a atenção do reino de Inglaterra para ocupar-se com a Península Itálica, pelo que em 1494, deu-se o início da invasão francesa nessa península. Essa ação provoca desde logo uma grave crise social italiana, especialmente nos campos moral e militar, pelo que se inicia o declínio de um período de prosperidade no tocante à economia e à cultura (Baron, 1966).

Palavras-chave

Arte Militar, Pensadores Militares, Nicolau Maquiavel.

Autor(es) (*)

Avatar José Miguel Sequeira Maldonado
Avatar Pedro Santos
Avatar Tiago Costa
 214 | 93
Reflexões sobre a Arte de Vencer – Frederico II

Resumo

Para a realização deste trabalho foi feita uma análise da fonte histórica “Reflexões sobre a Arte de Vencer” de Frederico II da Prússia. 
O modelo de análise adotado define os capítulos pelos quais este trabalho foi elaborado. Assim, no primeiro capítulo, Contextualização do espaço em causa e da época, será apresentada uma breve caracterização da Europa no final do século XVII e século XVIII. Pretende-se assim, neste capítulo, enquadrar espacialmente e temporalmente a obra, partindo do geral para o particular, ou seja, da Europa para a Prússia e da Guerra dos Trinta Anos para a conflitualidade dentro do Sacro Império Romano-Germânico. No segundo capítulo, Contextualização do autor, será realizada uma abordagem à figura de Frederico II desde o seu nascimento, educação rigorosa e expectativas de seu pai, passando pelo período em que reinou e até à sua morte. No terceiro capítulo, Propósitos da obra à época, pretende-se explorar a necessidade de Frederico II de explanar em papel os seus ideais. No quarto capítulo, Conteúdo da obra, será apresentada uma análise sintetizada dos escritos de Frederico II. No quinto capítulo, Impacto prático da obra ao longo da História, é analisado o legado de Frederico II, o seu impacto ao longo da História e consequente adoção por diversos estados e militares, europeus e não-europeus. Por fim, no sexto capítulo, Questões e problemas do presente que podem ser colocadas à obra, em modo se conclusão, é feita uma análise da atualidade comparada com os ensinamentos que Frederico II nos deixou com as suas ideias e filosofias, quer ao nível de comando dos exércitos, quer ao nível da administração do estado.

Palavras-chave

Arte Militar, Pensadores Militares, Frederico II.

Autor(es) (*)

Avatar Artur Jorge Mendes Ribeiro de Sousa Alves
Avatar Hugo José Duarte Ferreira
Avatar Margarida Santos
 231 | 101
Como Fazer a Guerra – Napoleão Bonaparte

Resumo

A obra analisada apresenta o resultado de um trabalho de recolha bibliográfica efetuada por Yann Cloarec e publicado no ano de 1973 sob o nome “Comment faire la guerre”. Este trabalho de reunião de conteúdos, afirmações e máximas de Napoleão não se apresenta como inédito, por parte de Cloarec, tendo os mesmos já sido coligidos por outros compiladores durante a primeira parte do século XIX (Robalo, 2003, p.33). 
Apesar de a obra não ser formalmente da sua autoria, considerámos para a elaboração deste trabalho que Napoleão Bonaparte é o autor moral dos seus conteúdos e, como tal, o objeto do nosso trabalho. Não sendo possível contextualizar com precisão a data em que foram proferidos os postulados que compõem a obra, procederemos a uma contextualização recorrendo aos principais acontecimentos da época Napoleónica.

Palavras-chave

Arte da Guerra, Pensadores Militares, Napoleão Bonaparte.

Autor(es) (*)

Avatar José Edgar Ferreira Rainho de Carvalho
Avatar Nuno Gonçalves
 245 | 115
Teoria do Combate – Carl Von Clauzewitz

Resumo

[…]
Em suma, Clausewitz foi combatente em Jena-Auerstadt, acompanhou os acontecimentos de Leipzig e ajudou a conceber e a colocar em prática as profundas reformas militares e sociais que colocaram a Prússia num plano de primeira grandeza no concerto europeu.

Palavras-chave

Arte da Guerra, Pensadores Militares, Carl Von Clauzewitz.

Autor(es) (*)

Avatar António Marques
Avatar Rui Alvarinho
Avatar Rui Heleno
 277 | 140
Compêndio da Arte da Guerra – Antoine Henri Jomini

Resumo

O Trabalho de Aplicação de Grupo que nos propomos desenvolver, no quadro da disciplina de História Militar, tem como objetivo, no âmbito do tema geral “A Guerra Pensada no Ocidente”, efetuar uma análise da obra “Compêndio da Arte da Guerra”, do autor Antoine-Henri Jomini, pertencente à Idade Contemporânea. 
No modelo de análise seguido, começaremos por efetuar uma contextualização do espaço em causa e da época, seguindo-se uma contextualização do autor, que nos permitirão melhor compreender o surgimento e enquadramento da obra. Iremos procurar identificar os principais propósitos da obra à época, através das motivações e objetivos do autor. Para melhor compreender a análise efetuada será efetuado um resumo do conteúdo da obra. Determinar o impacto prático da obra ao longo da História, foi o desafio que se seguiu, no quadro das múltiplas influências e dos múltiplos tratados que têm moldado a forma de pensar a Guerra no Ocidente. Por fim identificámos questões e problemas do presente que podem ser colocados à obra, avaliando até que ponto se mantém atualizada, resistindo à passagem de dois séculos, muito marcados pelo desenvolvimento tecnológico. 
Contamos portanto, com a elaboração do presente trabalho, avaliar como o grande legado escrito de Jomini, marcou à época e influenciou até aos nossos dias “A Guerra pensada no Ocidente”, avaliando por fim até que ponto uma obra com dois séculos, continua a dar respostas a problemas e inquietações do presente. 
A obra utilizada na nossa análise é uma tradução da edição original, efetuada por David Martelo e editada pelas Edições Sílabo em 2009. Consta desta obra um estudo introdutório efetuado pelo tradutor, que facilita o enquadramento e a compreensão da mesma, no entanto o foco da nossa análise é o conteúdo da obra original, apesar de traduzida. 

Palavras-chave

Arte Militar, Pensadores Militares, Antoine Henri Jomini.

Autor(es) (*)

Avatar Fernando Malta
Avatar Pedro Costa
Avatar Sérgio Trindade
 204 | 89

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.