Boletim do IESM Nº 3

Artigos

Os Conceitos Doutrinários Logísticos no âmbito das Missões da UE, NATO e UN

Resumo

Pretende-se com o presente trabalho desenvolver os principais conceitos de apoio logístico em missões do âmbito da NATO, EU e UN, com principal incidência na responsabilidade partilhada entre a organização e nações, autoridade e a logística multinacional. Pela crescente preocupação na procura de soluções multinacionais e de cooperação entre as nações no apoio logístico das forças, importa abordar com mais detalhe este novo conceito. Ponderadas as vantagens, desvantagens, oportunidades e ameaças, pretende-se dar resposta à questão se Portugal deve ou não apostar em soluções logísticas multinacionais no apoio das suas forças destacadas.

Palavras-chave

Logística, Logística Multinacional, Cooperação, Forças Nacionais Destacadas.

Autor(es) (*)

Avatar Tiago Henriques Valente de Brito
 319 | 142
Sistemas de Avaliação dos Titulares de Cargos Dirigentes da Marinha

Resumo

A procura de uma gestão de excelência constrói-se ao longo da carreira de cada militar. O órgão responsável pela gestão de recursos humanos tem de conhecer as características individuais dos militares que são avaliados, mas tem também de conhecer os resultados (concretos e quantificados) do seu desempenho.
Só assim se poderá escolher o Comandante mais habilitado e, como tal, o mais indicado, para o exigente exercício de comando, seja ele no mar ou em terra.
O presente trabalho constitui um contributo para a necessária análise do actual sistema de avaliação de desempenho da Marinha, tendo como principal objectivo a abordagem da avaliação de titulares de cargos dirigentes.
No caso específico dos comandantes, directores e chefes, a realidade da cultura da Marinha e a especificidade do processo de avaliação de militares, levaram à apresentação de um “Sistema Integrado de Avaliação e Gestão de Performance”, que se sustenta em mecanismos e instrumentos já em vigor na Marinha.
Já o nível considerado como pertencente aos dirigentes de topo, foi dirigido para os responsáveis pelas áreas funcionais, sendo neste caso a abordagem feita no sentido de avaliar o resultado da “carta de Compromisso” e a responsabilização pelo desempenho vertido num “Relatório de Gestão” da respectiva área.

Palavras-chave

Avaliação do Desempenho de Dirigentes, Avaliação do Mérito, Avaliação Objectivos, Avaliação de Competências, Carta de Compromissos, Relatório de Gestão, Sistema Integrado de Avaliação e Gestão de Performance, Marinha.

Autor(es) (*)

Avatar Nuno Sacchetti Viana Machado
 277 | 137
A Avaliação dos Militares dos QP: Análise do Impacto de uma Eventual Aplicação da Filosofia do SIADAP às Forças Armadas

Resumo

Com este estudo pretende-se analisar as principais consequências que a aplicação da filosofia do “Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho da Administração Pública” provoca nas Forças Armadas e de que forma se refletem na avaliação dos militares dos Quadros Permanentes.
Tendo sido verificado que aquela filosofia assenta num modelo de gestão por objectivos, para que a finalidade do estudo fosse atingida foi elaborada a conceitualização inerente a este tipo de gestão, à mais actual ferramenta de gestão a ele associada e à avaliação do desempenho. De seguida, analisou-se as características deste modelo determinariam alterações na forma de gestão dos Ramos das Forças Armadas, na maneira de encarar a gestão do desempenho dos seus quadros e nos sistemas de avaliação dos militares. Esta análise baseou-se na comparação dos conceitos apresentados  na parte conceptual com a realidade organizacional dos Ramos das Forças Armadas, confirmada pelos instrumentos de pesquisa, entrevista e questionário, e por um conjunto de documentos enquadrantes e estruturantes relativos a cada um dos Ramos.
Como resultado da investigação efectuada sugerem-se algumas recomendações sustentadas no reconhecimento da funcionalidade da gestão por objectivos.

Palavras-chave

Gestão, Avaliação, Desempenho, Objectivos.

Autor(es) (*)

Avatar Octávio João Marques Avelar
 328 | 145
O Paradigma de Adequação de Modelos Externos nos Domínios da Arte Militar: O Exército Permanente Português - Dos Ensinamentos da Escola Militar Francesa do Marechal Turenne às Influências Multilaterais dos Nossos Dias

Resumo

As origens do Exército Português remontam à formação da hoste real, que nos primórdios da nacionalidade, combatia ao serviço do Rei, forjado através da espada, a geografia do País e garantido, ao longo dos séculos, o trilhar de um caminho autónomo.
[…]
O objecto de estudo deste trabalho é o conjunto dos vários processos ocorridos ao longo da História do Exército Português - desde a época da Restauração até ao momento actual - que conduziram à adequação de modelos externos nos domínios da arte militar, procurando identificar, numa abordagem holística: as origens políticas e estratégias, tecnológicas ou culturais; os agentes da adequação, os modelos externos considerados e as formas pelas quais ocorreu a introdução de ensinamentos; as áreas abrangidas e as suas consequências para o Exército.

Palavras-chave

Exército Português, História Militar, Arte Militar.

Autor(es) (*)

Avatar Jorge Paulo Martins Henriques
 319 | 149
Sistema de Gestão da Qualidade na Manutenção dos Sistemas de Armas

Resumo

No meio aeronáutico a Qualidade assume uma posição de destaque. A sua inexistência, numa das fases dos ciclos de concepção, desenvolvimento, produção ou exploração pode originar consequências catastróficas para bens e, em especial, para vidas humanas.
[…]
A investigação efectuada centra a sua atenção no papel da Qualidade ao nível da Manutenção, em particular a sua estrutura nas Bases Aéreas (BA), e a sua ligação com os órgãos responsáveis por regulamentar e dirigir a Qualidade na FAP. Neste contexto, investigou-se a forma mais eficaz de implementar, no terreno, uma estrutura funcional dotada dos recursos e competências necessárias assente em regulamentação actualizada que permita que a Qualidade seja exercida na sua plenitude, contribuindo decisivamente para a Segurança e operação dos meios.

Palavras-chave

Força Aérea Portuguesa, Qualidade, Manutenção, Sistemas de Armas.

Autor(es) (*)

Avatar João Rui Ramos Nogueira
 305 | 148
A Auditoria Financeira no Âmbito do Sistema Integrado de Gestão

Resumo

O estudo insere-se no domínio da Contabilidade Pública, centrando-se fundamentalmente na temática do controlo interno e dos procedimentos de auditoria que lhe estão associados.
Com a implementação na Força Aérea Portuguesa (FAP), em Janeiro de 2006, do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), através do Sistema Integrado de Gestão (SIG), vão ocorrer algumas alterações que importa compreender.
A escolha do tema “A Auditoria Financeira no âmbito do SIG”, justifica-se pela pretensão de que, mais do que apresentar soluções, se pudesse contribuir para a análise, discussão e clarificação de conceitos que permitam identificar caminhos e linhas de acção para a evolução da auditoria na FAP.

Palavras-chave

Força Aérea Portuguesa, Auditorias, Sistema Integrado de Gestão.

Autor(es) (*)

Avatar José Manuel Simões de Matos
 316 | 140
Crime e Família

Resumo

Este trabalho insere-se do ponto de vista científico no domínio das ciências sociais e humanas e tem como objectivo estudar a problemática da criminalidade inserida no seio familiar.
O conteúdo deste trabalho tem como objectivo compreender se p fenómeno da violência doméstica é um sintoma das sociedades modernas, se o quadro legal está ajustado ao combate a este tipo de crime, assim como verificar se existem hoje em Portugal estruturas sociais de apoio às vítimas deste flagelo.
Durante a elaboração do presente estudo utilizámos como metodologias a análise documental e a análise de dados estatísticos.
Numa primeira fase efectuámos uma abordagem conceptual dos conceitos teóricos da família e violência doméstica. Numa segunda fase analisámos os vários aspectos da violência doméstica, nomeadamente no plano jurídico, económico e social. Num terceiro momento fizemos uma análise das estatísticas criminais da fenómeno na zona de acção da GNR, onde caracterizámos, entre outros, o perfil do agressor e das vítimas. Finalmente numa quarta e última fase analisamos as estratégias nacionais de prevenção e intervenção, actualmente em curso relativamente a esta tipologia de crime.
A violência doméstica é, pois, um fenómeno que tem atravessado as sociedades ao longo dos tempos, destruindo lares e vidas, atingindo mulheres, homens, crianças e idosos, que se esconde debaixo dum manto de vergonha e preconceito. Ao longo deste moroso processo foi surgindo legislação penal cada vez mais ajustada e o número de estruturas sociais tem vindo a aumentar e a melhorar o apoio às vítimas.
A Guarda, com a criação do NMUME, deu um passo decisivo para uma resposta qualificada perante este fenómeno, permitindo detecção e encaminhamento das vítimas, e trazendo uma resposta policial orientada, sensível e ajustada, sensível e ajustada, sempre numa óptica de parceria integrada numa estratégia global.

 

Palavras-chave

Família, Crime, Apoio, Vitima, GNR.

Autor(es) (*)

Avatar Jorge Bolas
Avatar Jorge Goulão
Avatar José Rosa
 331 | 161
War in the XXI Century

Resumo

War is a global phenomenon, from Europe to Oceania, from America to Asia, all over Africa, recognized as a major issue by scholars of Unternational Relations. This is one of the reasons why we are here presenting a brief essay on this topic.
This presentation is articulated in two distinct parts. Firstly, we will give a perspective of the transformation in the nature of armed conflicts. In fact, war has evolved from the wonderful trinity of Clausewitz model (original violence of its elements, the play of probabilities and chance, the subordinate nature of a political instrument), to an irregular, global, asymmetrical and permanent one, without a clear origin, which can appear in any place, and where everything and everyone can become possible targets.
Secondly, we will try to characterize war in the age of information, where high technology, mass media and zero casualties are dominant.

 

 

Palavras-chave

Guerra, Conflitos Armados, Era da Informação, Tecnologia, Meios de Comunicação, Século 21.

Autor(es) (*)

Avatar Francisco Miguel Gouveia Pinto Proença Garcia
 296 | 138

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.