IUM Atualidade N.º 38 - Novas guerras e segurança sustentável: o que devem aprender os comandantes militares?

Editorial

Este documento apresenta os resultados de estudos anteriores e de novas pesquisas sobre o conteúdo e abordagens curriculares para funcionários de carreiras intermédias. A investigação foi conduzida para a Sociedade Internacional de Ciências Militares (ISMS), que fornece apoio baseado na investigação a universidades da Defesa de pequenos países democráticos.

Artigos

Novas guerras e segurança sustentável: o que devem aprender os comandantes militares?

Resumo

Este documento apresenta os resultados de estudos anteriores e de novas pesquisas sobre o conteúdo e abordagens curriculares para funcionários de carreiras intermédias. A investigação foi conduzida para a Sociedade Internacional de Ciências Militares (ISMS), que fornece apoio baseado na investigação a universidades da Defesa de pequenos países democráticos. Estudos prévios descreveram padrões de educação militar profissional (professional military education, PME) ocidental e temas comuns na formação de oficiais superiores e de carreira intermédia. Um inquérito solicitou aos peritos do ISMS e da Conferência de Comandantes da OTAN que classificassem, com recurso a uma escala de Likert, a importância de 22 novas áreas temáticas, e que comentassem os critérios de seleção de novos materiais destinados a apoiar o ensino na educação militar profissional. Entre os 34 respondentes ao questionário, incluíram-se chefes superiores de PME, oficiais militares no efetivo, investigadores, estudantes de cursos superiores e docentes. Os temas de maior interesse para as futuras PME foram: Inteligência artificial e robótica; resiliência na liderança; definição e conceptualização da guerra; e a conceção de estratégias para países pequenos. Relativamente aos critérios de seleção de novos materiais, o principal residiu no facto destes deverem ser cognitivamente desafiantes ou reportar novas pesquisas. O estudo demonstrou ainda que, nas universidades da Defesa e nas faculdades em geral, existe uma procura de novas formas de pensar como modo de responder à natureza mutável da guerra. Tal como noutras profissões, as ciências militares dependem de um ecossistema profissional e académico para gerar novos conhecimentos.

Este artigo está disponível em inglês.

Palavras-chave

Educação militar profissional; currículo; guerra híbrida; ciências militares; conhecimento.

Autor(es) (*)

Avatar David Last
Avatar Marzena Zakowska
 21 | 2

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.