Cadernos do IUM N.º 21 - Saúde em Contexto Militar (Aeronáutico)

Editorial

Todos estes marcos, a que acrescem as Jornadas de Medicina Aeronáutica – de frequência anual e igualmente frequentadas por militares e civis –, levaram a mais desafios e ao estabelecimento de dois domínios de investigação no DFP: Treino e alta performance, pesquisa focada na integração homem/máquina, para otimizar a tolerância fisiológica, proteção e sobrevivência em ambientes de missão adversos; Segurança de voo e fatores humanos, pesquisa centrada no diagnóstico e tratamento, para garantir a sustentabilidade das missões, a saúde e segurança do pessoal militar. 
Estes dois domínios refletem a organização do DPF, dividida em Secção de treino fisiológico e Secção de fatores humanos, segurança de voo e formação, e estão também, de alguma forma, alinhados com as vertentes de investigação da NATO-STO, para que seja facilitada a cooperação com estudos de outros Estados, caso haja oportunidade/necessidade. 
Para haver também uma melhor utilização de recursos e uma produção científica sustentada, julgou-se adequado que os projetos a desenvolver no CMA (em parceria ou não com outras entidades), bem como os trabalhos de final de curso de pós-graduação respeitassem estes domínios. 
Assim, imbuídos deste espírito de colaboração civil e militar, dando seguimento a estas duas linhas de investigação e, fundamentalmente, centrado no foco que norteia os conteúdos publicados nas diferentes Linhas Editoriais do Instituto Universitário Militar (IUM), através do seu Centro de Investigação e Desenvolvimento (CIDIUM) –, especificamente na área do Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar que integra o conceito das Ciências Militares –, o IUM leva pela primeira vez à estampa uma publicação inteiramente dedicada à Saúde em Contexto Militar (Aeronáutico). Em concreto, uma publicação temática que ancora em si um conjunto de quatro trabalhos elaborados por militares, com o intuito de melhorar o entendimento sobre algumas matérias de elevado impacto na prontidão e na saúde dos militares, em geral, e do pessoal militar navegante, em particular.

Artigos

O Valor Incremental do Score de Cálcio e da Angio-TC Cardíaca na Estratificação do Risco Cardiovascular em Medicina Aeronáutica

Resumo

A doença coronária (DC) constitui uma causa frequente de inaptidão em pessoal navegante, sobretudo em pilotos, sendo essencial a estratificação de risco cardiovascular (CV) e a sua detecção subclínica. Esta avaliação baseada em características clínicas apresenta limitações que poderão ser minoradas usando o Score de Cálcio (ScCa) e a Angiografia por Tomografia Computorizada (Angio-TC). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o valor incremental do ScCa e da Angio-TC Cardíaca na estratificação do risco CV em Medicina Aeronáutica. Neste âmbito, realizou-se uma revisão sistemática sobre a estratificação de risco CV e deteção subclínica de DC em Medicina Aeronáutica. Foram identificados 186 artigos, sendo 25 elegíveis para análise final, refletindo uma evidência escassa, desatualizada e centrada em estudos retrospetivos. A análise das recomendações da aviação civil e militar em Portugal revela algumas lacunas neste contexto. Na estratificação de risco da população geral a aplicação de scores clínicos é subóptima, não identificando muitos indivíduos com risco acrescido para eventos clínicos graves. A evidência atual demonstra uma melhoria significativa nesta avaliação usando o ScCa e a Angio-TC, técnicas que tendo em consideração as características da população avaliada poderão ser implementadas em Medicina Aeronáutica. Pela necessidade de maior sustentação científica é proposta uma metodologia com inclusão destas técnicas para aplicar especificamente na avaliação cardiológica de pilotos.

Palavras-chave

Risco Cardiovascular; Doença Coronária; Pilotos; Score de Cálcio; Angio-TC.

Autor(es) (*)

Avatar Hélder Alexandre Correia Dores
Avatar José Carlos Candeias Pinheiro Monge
 250 | 86
Emergência Dentária: Fatores de Risco, Métodos de Diagnóstico e Modelo Preditivo

Resumo

A medicina aeronáutica pretende estudar, prevenir e tratar todos os potenciais problemas de saúde que possam existir e ser exacerbados por situações de voo.
Numa situação de voo, problemas orais e maxilofaciais pré-existentes poderão derivar em situações de emergência que colocam em risco vidas humanas. Assim sendo, quer os médicos dentistas, quer o pessoal navegante têm a responsabilidade de prevenir e acautelar estes potenciais problemas, antes que os mesmos se manifestem em circunstâncias desfavoráveis, impossibilitando qualquer tratamento médico de caráter imediato. 
Neste trabalho é estudada a prevalência das patologias mais comuns na Medicina Dentária Aeronáutica e desenvolvida uma checklist que visa simplificar o diagnóstico e consequentemente, a construção de um plano de tratamento dessas mesmas patologias orais.

Palavras-chave

Medicina Dentária, Emergências Dentárias, Prevenção, Voo.

Autor(es) (*)

Avatar Ana Isabel Antunes Barata Martins Ferrão
Avatar Irina Ester Lopes Farto
 263 | 77
Dessensibilização ao Enjoo do Movimento: Comparação do Programa Português com o dos Aliados OTAN e Proposta de Alterações ao Protocolo Aplicado

Resumo

O Enjoo de Movimento (EM) afeta 20-46 % dos pilotos em instrução, e em 5% os sintomas são incapacitantes impedindo a progressão no voo. Para estes pilotos foram criados programas de dessensibilização ao enjoo de movimento (PDEM). O presente trabalho consiste no resultado de entrevistas e de uma revisão bibliográfica do protocolo de vários parceiros da OTAN e das inovações na área, propondo uma atualização ao programa português. Pretendeu-se também saber se existem testes de suscetibilidade ao EM a ser aplicados como critérios de exclusão à admissão. Conclui-se que quase todos os protocolos se baseiam na estimulação de Coriólis, uso de técnicas cognitivo – comportamentais (há uma forte componente psicológica associada ao EM) e numa fase final de voo.
Apesar das escassas alterações feitas nas últimas décadas, estão a surgir várias inovações que podem otimizar os programas, ao recriar melhor as condições de voo: centrifugadoras, aceleradores lineares e verticais, optocinéticos e uso de simuladores de voo. Uma possível alteração no programa português será o uso do simulador de voo Gyrogma que permite igualmente treinar a desorientação espacial e ainda definir um conjunto de manobras a efetuar em voo no regresso à esquadra de instrução após o PDEM. Formação de mais pessoal (médicos e psicólogos) e a criação de bases de dados para partilha de conhecimentos serão formas de consolidar o programa e do tornar mais eficaz. 
Por fim, no que respeita à seleção dos candidatos, uma história prévia de EM e alterações na posturografia dinâmica computorizada e videonistagmografia podem avaliar a suscetibilidade individual, mas ainda não há evidência científica para o seu uso como critério de exclusão.

Palavras-chave

Enjoo de Movimento, Dessensibilização ao Enjoo, Reabilitação Vestibular, Enjoo e Ansiedade, Biofeedback Training, Enjoo em Microgravidade.

Autor(es) (*)

Avatar Ana Martins Rodrigues
Avatar António Lopes Tomé
 279 | 90
A Avaliação da Composição Corporal dos Militares da Força Aérea

Resumo

A Investigação focalizou-se na Avaliação da Composição Corporal (CC) dos militares da Força Aérea realizada pelos militares colocados nas Seções de Aptidão Física e Desportos (SAFD) e Departamentos de Educação Física e Desportos (DEFD), relativamente à prescrição do Treino Físico de Manutenção (TFM).
O Estudo de Caso seguiu o raciocínio hipotético-dedutivo, com estratégia de investigação qualitativa aplicando o Reforço (Enhancement). 
O Objetivo Geral centrou-se na uniformização e implementação de um protocolo de avaliação da CC, de modo a propor uma solução para as SAFD/DEFD, englobada na avaliação física, para prescrição do TFM. 
Os objetivos específicos foram, assim: identificar o estado, à data, das capacidades das SAFD/DEFD na temática; descrever os métodos a aplicar e as componentes a avaliar, em termos de eficiência; identificar a possibilidade de existência de um protocolo de uniformização e implementação deste relativo à efetividade.
O Estudo permitiu concluir que existem lacunas nas capacidades das SAFD/DEFD que podem ser colmatadas com a realização de formações certificadas e aquisição de equipamentos específicos. Por último, concluiu-se que a uniformização e implementação de um protocolo de avaliação da CC melhora a eficiência e promove um impacto positivo, em termos de efetividade, na prescrição do TFM.

Palavras-chave

Capacidades, Eficiência, Efetividade, Composição Corporal.

Autor(es) (*)

Avatar António Jorge Cochofel Estêvão
Avatar Sílvia Cristina Vítor Rodrigues da Silva
 268 | 80

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.