Cadernos do IUM N.º 51 - Estudos Estratégicos das Crises e dos Conflitos Armados

Editorial

A presente publicação, correspondente à sétima edição dedicada aos Estudos Estratégicos, resulta do trabalho de análise e investigação produzido pelos auditores do Curso de Estado-Maior Conjunto 2019/2020, e da coordenação pelos docentes da Área de Estudo das Crises e dos Conflitos Armados deste Instituto.

O contexto em que a mesma se realiza releva a importância dos artigos de reflexão que dela fazem parte, em consonância, aliás, com as linhas de investigação prioritárias do IUM, na medida em que são analisadas as dialéticas entre os principais atores do Sistema Internacional (SI) e uma parte significativa das ameaças que afetam a segurança global, cujo cenário de pandemia de COVID19 veio acelerar e aprofundar.

[...]

Por último, felicitam-se os autores dos textos e os coordenadores da obra pelos seus relevantes contributos, relevando-se a qualidade das análises, que permite perceber parte dos numerosos desafios securitários que se apresentam, e sobretudo, identificar as circunstâncias em que o instrumento militar pode ser usado para fazer face às ameaças. Deseja-se que esta publicação contribua para um enriquecimento do leitor numa área de conhecimento primordial para as Ciências Militares.

Tenente-general José Augusto de Barros Ferreira
Comandante do Instituto Universitário Militar

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.