Editorial
A presente publicação consolida o número 53 da linha editorial Cadernos do IUM e integra três estudos, prosseguindo a orientação do Instituto Universitário Militar (IUM), em alinhar a vertente de ensino superior e da investigação em Ciências Militares com a aplicação operacional e a divulgação externa dos trabalhos desenvolvidos. Uma publicação que resulta, ainda, da parceria entre o IUM e o Centro de Informações e Segurança do Estado-Maior-General das Forças Armadas, que, entre outros citáveis esforços nos últimos anos, culminou com a criação, em 2019, de uma pós-graduação em Informações Militares, que, à data, já vai na 3.ª edição, com assinalável sucesso.
No mesmo sentido, saliento a existência de uma linha de investigação no Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM, denominada de “Informações, Contrainformação e Segurança enquanto instrumentos militares contribuintes para a Segurança e Defesa Nacional”, que materializa a relevância em continuar a aprofundar este tema para as Forças Armadas.
Esta obra assenta numa abordagem holística às Informações Militares visando, por um lado, identificar e compreender formas de otimização organizacional e funcional dos diversos intervenientes no sistema de informações militares, e, por outro lado, aprofundar os desafios associados à própria evolução do ambiente operacional, de elevada volatilidade e incerteza, onde as Forças Armada se inserem, e que inclui, entre outros, a abordagem ao fenómeno associado ao extremismo ideológico.
Apesar destas matérias serem intrínsecas às Forças Armadas, a leitura e análise da obra que é agora levada à estampa destina-se a todo um vasto conjunto de estudiosos, profissionais e simples curiosos, com interesse em aprofundar o conhecimento na área das Informações e dos assuntos aqui aprofundados.
Votos de uma profícua leitura.
IUM em Pedrouços, 06 de janeiro de 2022
Tenente-general Piloto Aviador José Augusto de Barros Ferreira
Comandante do Instituto Universitário Militar
(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.