Cadernos do IUM N.º 8 - Orientações Metodológicas para a Elaboração de Trabalhos de Investigação (2ª Ed., rev. e atualizada)

Editorial

Esta nova edição das “Orientações Metodológicas para a elaboração de trabalhos de investigação” tem uma justificação natural: a necessidade de continuar a disponibilizar aos auditores dos cursos do IUM e aos investigadores do CIDIUM um documento atualizado e efetivamente orientador que lhes permita, através da conceção e execução dos seus projetos de investigação, dar um contributo para o robustecimento das áreas de estudo das ciências militares. 
Esta justificação encerra em si mesma uma série de compromissos que desde a primeira edição deste documento foram assumidos e que se traduzem num empenhamento permanente de todos os intervenientes no processo de afirmação do Instituto no domínio da produção científica, seja de forma integrada com os cursos ministrados no Departamento de Estudos Pós-Graduados (DEPG), seja autonomamente na produção de artigos científicos para a Revista Científica do CIDIUM ou para outras revistas, sempre sujeitando esses produtos à avaliação prévia da comunidade científica. 
Alicerçada nestes argumentos, surge a segunda edição deste documento, que incorpora efeitos de recentes alterações no domínio da normalização de práticas e procedimentos relativos à elaboração de trabalhos académicos de cariz científico. 
Essas alterações ocorreram, quer ao nível das Normas de Execução Permanente (NEP) que regulam a atividade de investigação académica no DEPG do IUM, designadamente as NEP ACA 010 e 018, que mereceram as novas designações de NEP INV 001 e 003, respetivamente, quer ao nível da adoção do estilo APA (American Psychological Association Referencing Style), designadamente das normas de citação e referenciação estabelecidas no American Psychological Association Publication Manual, 6th edition.
No tocante às NEP INV 001 e 003, importa aqui relevar que uma das importantes alterações produzidas foi a aproximação dos trabalhos de investigação elaborados no âmbito dos cursos do DEPG a um formato típico de artigo científico, não apenas no que concerne às regras de citação e de referenciação, mas também em termos de estrutura. 
A nova edição das Orientações Metodológicas, ao incorporar também as alterações produzidas nas normas do IUM, assume-se como instrumento funda mental de apoio aos auditores do DEPG, não apenas para a elaboração dos trabalhos de investigação integrados nos cursos que frequentam, mas também para a sua própria formação metodológica. Em simultâneo, poderá constituir-se num ele mento bibliográfico com utilidade para outros investigadores, associados ou não ao CIDIUM. 
Schopenhauer ensinou-nos que “raramente pensamos no que temos, mas sempre no que nos falta”. Por isso, demos mais um passo no sentido de tornar mais completo algo que nunca o será na totalidade. Com efeito, um texto sobre metodologia de investigação científica, por maioria de razão, será sempre provisório e inacabado, pois o próprio conhecimento científico não abdica desse estatuto. 

Dezembro de 2018 

Edgar Marcos de Bastos Ribeiro 
Vice-almirante
 

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.