Cadernos do IESM N.º 2 - Entre a República e a Grande Guerra: Breves abordagens às instituições militares portuguesas

Editorial

A componente de formação comum e conjunta do Curso de Oficial Superior contou, pela primeira vez, no ano letivo de 2013-2014, com uma unidade curricular de História Militar única para todos os cursos (até ao ano transato, a Marinha mantinha algumas horas de História Naval, inseridas na componente específica). Ao contrário do instrumento coletivo (trabalho de grupo), que vinha sendo aplicado em anos anteriores, optou-se por um trabalho individual, necessariamente breve, sobre um tema de história militar de Portugal, de escolha livre pelo oficial-aluno. (…)
A proposta colocada pelo Centro de Investigação em Segurança e Defesa do IESM (CISDI), de elaboração de uma edição temática, relativa à Primeira Guerra Mundial, não é alheia ao momento que se vive, de comemoração do centenário daquele conflito, que marcou de forma significativa a sociedade portuguesa. De entre os 197 trabalhos apresentados, mais de quatro dezenas foram subordinados a temas relativos à Primeira Guerra Mundial ou à Primeira República; destes, foram selecionados sete, para figurarem na presente edição. É importante referir que muitos outros revelaram excelente qualidade, mas, por dizerem respeito a assuntos diferentes da intenção da presente edição temática, não puderam ser considerados.

Artigos

Almirante Pereira da Silva e a Modernização da Armada no Início do Século XX: Uma Análise

Resumo

No início do século XX, Portugal vivia uma das fases mais conturbadas da sua história, não apenas no contexto socioeconómico, mas igualmente ao nível da sua organização, estrutura, ambições e importância internacional. De entre as inúmeras e importantes figuras deste período que a história imortalizou, destaca-se o almirante Pereira da Silva, um dos grandes defensores do pensamento estratégico naval, influenciado pelo pensamento estratégico de Alfred Mahan (1840-1914). Assim, o seguinte trabalho de reflexão pretendeu oferecer uma breve análise dos contributos considerados mais relevantes do almirante Pereira da Silva para a modernização da Armada no início do século XX, nomeadamente no que respeita aos Planos Navais, a reorganização da Marinha e o seu pensamento estratégico. Considerou-se ainda importante perceber, mesmo que de forma breve, quem foi o almirante Pereira da Silva e como se desenvolveu a sua carreira dedicada à Armada.

Palavras-chave

Almirante Pereira da Silva, Pensamento Estratégico Naval.

Autor(es) (*)

Avatar Nuno Manuel Sobral Boavista
 233 | 77
A Guarda Nacional Republicana e a Implantação da República

Resumo

A segurança de pessoas e bens sempre foi uma das grandes preocupações da humanidade, mas só a partir do século XVIII surgiram estruturas de segurança nos moldes modernos, com especial destaque para o Marquês de Pombal que após o terramoto de Lisboa criou a Intendência-Geral da Polícia da Corte e do reino e a função de intendente-geral da polícia.
Desde a monarquia sentiu-se a necessidade de ter um corpo policial com características militares para a segurança do território, o qual foi sofrendo diversas alterações até ser criada a Guarda Nacional Republicana (GNR). A implantação da República Portuguesa representou um acontecimento de grande importância na história de Portugal e consequentemente nas forças da ordem pública, marcando este momento histórico a génese da GNR.

Palavras-chave

Guarda Nacional Republicana, Implantação da República Portuguesa.

Autor(es) (*)

Avatar Adérito Grazina Rodrigues
 261 | 82
A (Re)Estruturação das Forças Armadas na Primeira República. Aspetos Legislativos. O Regulamento de Disciplina Militar de 1913.

Resumo

«Estruturas» e «factos societários» podem assim encontrar-se como elementos de análise da realidade e permitir também por isso a análise histórica nas suas vertentes militar e jurídica.
Ora, a Disciplina Militar não sendo em si própria, imediatamente, um facto jurídico, antes do facto de natureza ética e social, não deixa, porém, de se constituir enquanto tal, «facto societário» e «estrutura».
O Regulamento de Disciplina Militar do Exército de 1913, pelo que a seguir se explanará, julga-se constituir uma manifestação exemplar deste tipo de estrutura, pelo eco que o mesmo ainda projetou nos regulamentos de disciplina militar que vigoraram durante o Estado Novo e no pós-25 de abril.

Palavras-chave

Reestruturação das Forças Armadas, Primeira República, Direito Militar.

Autor(es) (*)

Avatar Diocleciano Manuel Branco Baptista
 227 | 73
Primórdios da Aviação Militar em Portugal

Resumo

As primeiras tentativas da conquista dos céus em Portugal devem-se, em parte, a iniciativas de militares e das Forças Armadas, cujas façanhas atraíram multidões que testemunharam este fenómeno com entusiamo. Para além das efemérides e das viagens aéreas pelo mundo, interessa explicitar o processo que levou ao nascimento e afirmação da aviação militar no contexto da aviação nacional. Este texto aborda essa evolução, durante o primeiro quartel do século XX, findo o qual, estava estabelecida a Direção de Serviços de Aeronáutica Naval e a Arma de Aeronáutica Militar como manifestações da relevância da aeronáutica nos dois ramos das Forças Armadas.

Palavras-chave

Aviação Militar, Portugal.

Autor(es) (*)

Avatar António Pedro Ribeiro Boaventura e Silva
 265 | 81
O Impacto da Mudança do Armamento Ligeiro Durante a Participação Portuguesa na Primeira Guerra Mundial, na Infantaria e no Exército Português

Resumo

Pretende-se com este trabalho analisar o impacto na Infantaria e subsequentemente no Exército Português das alterações do armamento aquando da integração das tropas no contingente inglês, durante e após a projeção para a Flandres, a fim de participar na Primeira Guerra Mundial (I GM).
Assim, de forma a atingir o objetivo proposto, será feito um breve enquadramento da situação vivida em Portugal antes da entrada na guerra, abordando necessariamente as suas condicionantes para participação no conflito. Posteriormente serão aprofundadas as razões possíveis que poderão ter levado a adoção de determinados recursos e doutrinas, identificando as diversas hipóteses. Este estudo culminará com algumas conclusões onde se pretende entender o alcance das decisões tomadas pelo poder político da época e o impacto que estas tiveram no universo militar.

Palavras-chave

Armamento Ligeiro, Infantaria, Exército Português, Primeira Guerra Mundial.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Miguel Coelho Rosa Marques da Silva
 246 | 81
O Serviço de Saúde Português na Grande Guerra

Resumo

A Grande Guerra representa um acontecimento da maior importância na história mundial. Aquela que viria a ser denominada a Guerra das Guerras, configurou-se como o primeiro conflito bélico à escala mundial e viria a constituir mais de quatro anos de sofrimento para as nações do mundo, particularmente para as que mais diretamente estiveram envolvidas. Também para Portugal, que viria a combater ao lado dos Aliados em França, as repercussões do conflito fizeram-se sentir praticamente a todos os níveis, entre estes, o político, o militar, o económico, o ideológico e o cultural.
De facto, o conflito 1914-18 viria a revelar-se bastante exigente e penoso para o contingente português, não só devido às características dos novos armamentos, mas sobretudo, pelas precárias condições sanitárias vividas nas trincheiras, que aliadas à falta de descanso e de rotação das tropas, elevado desgaste físico e psicológico e deficiências ao nível da alimentação e fardamento, implicaram repercussões gravosas no estado de saúde dos expedicionários.
Nesse sentido, ganha especial relevância a atuação do Serviço de Saúde na preservação do potencial de combate do Corpo Expedicionário Português (CEP) ao recuperar os indisponíveis para o combate na linha da frente.
Assim, depois de apresentar um breve enquadramento dos antecedentes da guerra, pretende-se com este trabalho descrever, à luz da bibliografia consultada, os aspetos considerados mais relevantes no que respeita à atuação do Serviço de Saúde do CEP na Grande Guerra.

Palavras-chave

Serviço de Saúde, Corpo Expedicionário Português, Primeira Guerra Mundial

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Manuel Mendes Duarte
 219 | 70
Evocação dos Militares Elvenses Mortos na Primeira Guerra Mundial

Resumo

Pretendo com a escolha deste tema contribuir de forma modesta para a comemoração do centenário do início da 1ª Guerra Mundial (1GM); fazer uma singela homenagem aos militares naturais do concelho de Elvas, que nela perderam a vida, elaborando uma pequena biografia militar dos mesmos; sensibilizar para a importância dos Arquivos “não só como instrumentos de apoio às administrações (perspetiva jurídico-administrativa) (…) mas como instituições que conservam documentos que preservam a memória…” (Ribeiro, 2002, p. 19); e dar a conhecer os “nossos” valiosos tesouros arquivísticos existentes não só no Arquivo Definitivo, o Arquivo Histórico Militar (AHM), mas principalmente no Arquivo Intermédio, o Arquivo Geral do Exército (ArqGEx).

Palavras-chave

Corpo Expedicionário Português, Mortos, Primeira Guerra Mundial, Elvas.

Autor(es) (*)

Avatar Fernando Francisco Cabrela Laureano
 239 | 73

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.