O Instituto Universitário Militar (IUM), realizou curso especializado em Cooperação Civil-Militar (CIMIC), entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, no sentido de promover uma reflexão sobre a importância da articulação interagências e a sincronização de sinergias civis e militares, um tema de elevada relevância no contexto atual de desafios nacionais e globais.
O curso abordou temas de reconhecida atualidade, como a evolução da CIMIC e a articulação com populações e autoridades locais nas operações militares. A resiliência civil e o papel das organizações internacionais, governamentais e não-governamentais foram temas igualmente desenvolvidos, refletindo a complexidade e a importância das missões contemporâneas.
O evento, que contou com a presença de participantes oriundos de diversas instituições, como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Ministério da Administração Interna, a Polícia de Segurança Pública, a Força Aérea, a Polícia Judiciária Militar e a Proteção Civil de Cabo Verde, revelou ser um marco na troca de experiências e no fortalecimento das redes de cooperação entre civis e militares, essencial, para uma sociedade mais resiliente e preparada para os desafios globais.
Este curso é um exemplo claro de como o IUM disponibiliza uma formação atual e de elevada relevância para a gestão de crises, situações de emergência e apoio a operações militares em ambientes civis. Mais do que uma simples formação, o curso CIMIC é um reflexo do compromisso do Instituto em proporcionar uma formação estratégica e de elevada utilidade para a sociedade civil e militar.