No dia 30 de janeiro, o Instituto Universitário Militar (IUM) acolheu o Seminário de Pós-graduação em Informações Militares, subordinado ao tema “A Necessidade de Conhecer versus a Responsabilidade de Partilhar”, integrado na VI edição do Curso de Pós-graduação em Informações Militares (CPGIM) do ano letivo 2024/2025. O evento reuniu especialistas da área da defesa e segurança, promovendo debates sobre o papel estratégico da informação no contexto militar e na segurança nacional.
A sessão de abertura foi conduzida pelo Vice-Almirante Pedro Miguel de Sousa Costa, Comandante do IUM, que destacou a importância da partilha de conhecimento para o reforço das capacidades nacionais nesta área sensível, com presença da chefe de gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Informação da República Portuguesa, Dr.ª Filipa Lozano.
O evento contou com dois painéis temáticos, centrando-se o primeiro painel no papel do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e na importância das diferentes estruturas de informações estratégicas de defesa e segurança, contando com palestrantes de peso, entre eles, o Dr. José Pedro Marinho da Costa - Diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, o Dr. Adélio Neiva da Cruz – Diretor do Serviço de Informações de Segurança e o Brigadeiro-General João Paulo Pires – Chefe do Centro de Informações de Segurança Militar.
Durante o Painel 2, foram analisadas as especificidades da informação operacional na eficácia das missões nos diferentes ramos das Forças Armadas e Forças de Segurança com palestras realizadas pelo Diretor do Centro de Análise de Dados Operacionais, Chefe do Centro de Segurança Militar e Informações do Exército, Chefe do Centro de ISR, Chefe da Divisão de Contrainformação e Segurança da Direção de Informações do Comando Operacional da GNR e da Diretora do Departamento de Informações Policiais.
Este evento reforçou o compromisso do IUM em oferecer formação avançada e incentivar a cooperação entre as diversas entidades do setor da defesa e segurança, consolidando a importância da inteligência estratégica para a salvaguarda dos interesses nacionais.
O CPGIM tem como objetivo aprofundar a cooperação institucional, promovendo uma maior integração e coordenação entre as diferentes entidades responsáveis pela informação e segurança em Portugal. Nesse sentido, o seminário serviu como uma plataforma de diálogo e troca de experiências entre os participantes.