Função / Cargo
Chefe do Departamento Politécnico da Marinha
Departamento: Unidade Politécnica Militar
Síntese Curricular
O Capitão-de-mar-e-guerra Mário Vasco Lopes de Figueiredo nasceu na República Federal da Alemanha, em 19 de junho de 1970.
Ingressou na Escola Naval em 1988, sendo promovido a Guarda-marinha em 1 de outubro de 1994 e ao atual posto em 31 dezembro de 2022.
Especializou-se em comunicações, tendo ainda frequentado outros cursos dos quais se destacam o Curso Geral Naval de Guerra, os cursos de aperfeiçoamento em Autoridade Marítima, aperfeiçoamento geral de segurança de matérias classificadas, aperfeiçoamento monográfico de introdução à comunicação social e o Infosec Officer Course da NATO Communications and Information Systems School - Latina.
Comandou a corveta “Jacinto Cândido”, tendo cumprido comissões de embarque nas fragatas “Cte. João Belo”, “Cte. Hermenegildo Capelo”, na corveta “Augusto de Castilho” e na barca “Sagres”. No âmbito da Força-tarefa Naval Permanente (POTG) exerceu as funções de Oficial de Comunicações.
Em terra desempenhou as funções de Chefe do Centro de Comunicações e Diretor do Sub-registo do Comando Operacional dos Açores, Chefe do Serviço de Comunicações do Centro de Comunicações e de Cifra do Estado-Maior General das Forças Armadas, Chefe do Departamento de Exploração do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, Chefe do Departamento de Pessoal e Segurança da Escola de Tecnologias Navais e Chefe da Secção de Efetivos da Repartição de Situações e Efetivos da Direção de Pessoal.
Recentemente prestou serviço âmbito da Autoridade Marítima Nacional, inicialmente como Capitão do Porto da Nazaré e Comandante Local da Polícia Marítima da Nazaré e posteriormente como Chefe do Departamento Marítimo do Sul, Comandante Regional da Polícia Marítima do Sul, Capitão do Porto de Faro, Comandante Local da Polícia Marítima de Faro e Diretor do Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, desempenhando em acumulação as funções de Comandante da Zona Marítima do Sul.
Foi distinguido com vários louvores e medalhas.
O Comandante Lopes de Figueiredo é casado e tem uma filha e um filho.