Função / Cargo
Coordenador da Área de Ensino do Estudo das Crises e dos Conflitos Armados
Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados
Síntese Curricular
O Capitão-de-mar-e-guerra César Manuel Pires Correia nasceu em Vila Franca de Xira, a 14 de dezembro de 1969. Foi em Vila Franca de Xira, onde viveu até 1996, que frequentou várias escolas até concluir o ensino secundário. Entrou para a Escola Naval em 1987 tendo concluído o curso de Marinha em 1992. Como Guarda-marinha foi oficial de guarnição do N.R.P. “Zaire”, posteriormente, já como Segundo-tenente desempenhou as funções de oficial Imediato no N.R.P. “Zaire” e depois no N.R.P. “Limpopo”. Em novembro de 1993 frequentou o curso de Agente Fiscalizador de Pesca na Capitania do Porto de Lisboa.
Em 20 de Novembro de 1995 foi empossado Comandante do N.R.P. “Argos” e em julho de 1996 frequentou o curso de Aperfeiçoamento em Operações de Busca e Salvamento. Em 22 de Agosto de 1996 tomou posse como Comandante do N.R.P. “Hidra”, cargo que desempenhou até 1 de setembro de 1997.
Durante o ano letivo de 1997/1998 especializou-se em Armas Submarinas e foi promovido a Primeiro-tenente em outubro de 1997. Em novembro de 1998 iniciou nova comissão de embarque como Chefe do Serviço de Armas Submarinas a bordo do N.R.P. “Comandante Hermenegildo Capelo”, período em que teve oportunidade de participar numa missão de âmbito nacional de apoio humanitário a Timor-Leste, tendo constituído um marco importante na sua, então, curta carreira. Em setembro de 2000, terminou a sua comissão e destacou para desempenhar as funções de Ajudante-de-Campo do Ministro da Defesa Nacional até abril de 2002.
Após uma breve passagem pela Esquadrilha de Navios Patrulhas, em 27 de agosto de 2002 foi nomeado Comandante do N.R.P. “Zambeze”, cargo que exerceu até 25 de setembro de 2003. Após isso, prestou serviço na Flotilha onde, até março de 2004, chefiou o Serviço de Pessoal do Departamento de Logística.
Durante o ano de 2004, frequentou o Curso Geral Naval de Guerra. De 23 de julho de 2004 até 13 de abril de 2006 exerceu as funções de Oficial Imediato do N.R.P. “Comandante João Belo”. Desde essa data e até maio de 2009 prestou serviço na NATO, no Comando Conjunto em Lisboa como Chefe do Serviço de Organização de Pessoal na Divisão de Pessoal.
Em maio de 2009 iniciou a sua participação no projeto do novo Patrulha da Marinha de Guerra Portuguesa - NPO 2000. Desde 30 de dezembro de 2010 até 12 de novembro de 2012 desempenhou as funções de Comandante do N.R.P. “Viana do Castelo”, primeiro navio da nova classe de Patrulhas. Após essa comissão de embarque prestou serviço na Inspeção-Geral da Marinha como auditor durante pouco mais de três anos, tendo de seguida destacado para o Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior General das Forças Armadas onde desempenhou as funções de Chefe da Divisão de Planeamento até 18 de agosto de 2016.
Nesse Verão foi nomeado para novo cargo na estrutura da NATO, desta vez no Comando Estratégico para a Transformação em Norfolk, Estados Unidos da América, onde esteve até 31 de agosto de 2019. De regresso a Portugal, apresentou-se no Estado-Maior da Armada onde desempenhou funções na Divisão de Planeamento como responsável pela área da estratégia estrutural, tendo neste período iniciado a sua participação no projeto de edificação do Maritime Geospatial, Meteorological and Oceanographic Centre of Excellence. Após a edificação deste Centro, fez parte da sua estrutura inicial como Chefe da Divisão de Recursos entre 18 de novembro de 2020 e 22 de abril de 2022, nesta data assumiu as funções de Diretor desse mesmo Centro de Excelência, tendo terminado essas funções em 23 de outubro de 2023.
Entretanto foi escolhido para frequentar o Curso de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar, tendo concluído com sucesso em 29 de julho de 2024.
Após o curso, voltou à Inspeção-Geral da Marinha por um curto período, para desempenhar o cargo de Chefe de Gabinete do Inspetor-Geral da Marinha e de Chefe do Departamento de Segurança, Saúde no Trabalho e Ambiente.
Desde 15 de outubro assumiu o cargo de Coordenador da Área de Ensino dos Estudos das Crises e dos Conflitos Armados no Instituto Universitário Militar.
Do seu curriculum constam vários cursos de qualificação militar, em Portugal e no estrangeiro, salientando-se a Especialização em Armas Submarinas, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso de Promoção a Oficial General, o NATO Orientation Course, o NATO Resource Management Education Programme Course e o NATO Operational Planning Course frequentados na NATO School, na Alemanha entre outros ao nível nacional.
Durante a sua carreira, o Capitão-de-mar-e-guerra Pires Correia recebeu vários louvores e foi condecorado por dez vezes.
O Capitão-de-mar-e-guerra Pires Correia reside na Sobreda, é casado e tem três filhos.