Função / Cargo
Coordenador da Área de Ensino Específico do Exército e Diretor da Pós Graduação em Informações Militares
Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados
Síntese Curricular
O Coronel Tirocinado, Joaquim Manuel de Mira Branquinho, tem 56 anos de idade e 36 anos de serviço.
Está habilitado com o Curso de Infantaria da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão e a Oficial Superior, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General.
Possui ainda o Curso Militar Internacional, tirado em San Remo Itália, sobre Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados, parte Escolar do Mestrado em Estudos Portugueses-Culturas Regionais Portuguesas, uma pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra, o Curso de Planeamento e Gestão da Formação, o Curso de Transferência de Saberes dentro da Organização e o Curso de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional.
Ao longo da sua carreira como subalterno e capitão, exerceu as funções de Instrutor, Comandante de Pelotão, Comandante de Companhia e Chefe da Secção de Operações Informações e Segurança.
Desempenhou uma missão na Bósnia-Herzegovina, como Comandante de uma Companhia de Comando e Serviços.
Como oficial superior exerceu funções no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, como Adjunto na Secção de Assuntos Gerais e no Comando de Instrução e Doutrina, como Chefe da Repartição de Estudos e Planeamento.
No Regimento de Infantaria n.º 3 e, posteriormente, no Regimento de Infantaria n.º 1 exerceu as funções de 2.º Comandante.
Mais recentemente, exerceu as funções de Adjunto de Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército e de Chefe do Gabinete de Apoio da Direção de Formação.
Como Coronel foi Comandante do Regimento de Infantaria n.º 13, em Vila Real, e Subdiretor da Direção de Serviços de Pessoal, tendo assumido as funções de Coordenador da Área de Ensino Específico do Exército, no Instituto Universitário Militar, em janeiro de 2023.