Tenente-coronel Art

João Paulo Cartola Martins

Função / Cargo

Docente

Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

Síntese Curricular

O Tenente-Coronel João Paulo Catrola Martins nasceu em 1974 e é natural de Queluz, concelho de Sintra.

Ingressou no exército em 1994 no curso de formação de oficiais em regime de contrato na Escola Prática de Artilharia, tendo entrado para academia militar em 1997, onde concluiu o curso de Artilharia em 2002.

Ficou colocado na Escola Prática de Artilharia onde desempenhou funções de comandante de pelotão de instrução, comandante do pelotão de aquisição de objetivos, comandante de bateria de bocas de fogo e formador dos vários cursos ministrados naquela Escola.

Em 2010 cumpriu uma comissão como END no Afeganistão como analista de audiências alvo no Combined Joint Psychological Operations  Task Force.

Entre 2011 e 2016 prestou o serviço na NATO Communications and Information Systems Agency em Lisboa, onde desempenhou funções de “Staff Officer Plans and Projects”, "INFOSEC and Security Officer" e "Head of Service Management Branch". 

Entre 2017 e 2021 desempenhou funções como Coordenador de Área e Chefe da Repartição de Informações e Segurança Militar, da Divisão de Cooperação, Operações, Informações e Segurança do Estado-Maior do Exército.

Entre 2022 e 2023 foi Chefe do Estado-Maior da Força de Reação Imediata.

Para além dos cursos de carreira, frequentou o Field Artillery Captains Career Course na US Army Field Artillery School em Fort Sill, USA (2008), frequentou a parte curricular do Mestrado em Guerra de Informação na Academia Militar (2016), possui os Cursos de Estado-Maior Exército (2016) e Conjunto no Instituto Universitário Militar (2017), frequentou a Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança na NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa (2018) e a Pós-Graduação em Informações Militares no Instituto Universitário Militar (2021).

Na sua folha de serviço conta com dois louvores de CEMGFA, um louvor de CEME, dois louvores de TGEN e três louvores de COR Comandante de Unidade.

Artigos em publicações do IUM

Avaliar as Metodologias e Ferramentas de Análise do Risco no Planeamento Estratégico Militar, Face aos Novos Paradigmas de Segurança e Defesa

Na revista: Coleção Ares N.º 30 - Contributos para o Planeamento Estratégico Militar: Metodologias e Ferramentas de Apoio (Vol. I)
 796 | 565
A Unidade de Escalão Brigada na Nova Conflitualidade

Na revista: IUM Atualidade Nº 50 - A Unidade de Escalão Brigada na Nova Conflitualidade
 473 | 473