Tenente-coronel de Artilharia

Ricardo Dias da Costa

  •  costa.jrsbd@ium.pt
  • Síntese Curricular

    Atualmente é Chefe de Gabinete do General Comandante da Brigada de Intervenção e Assessor do Secretário de Estado coordenador da região centro. É ainda Professor convidado no Instituto Universitário Militar e Investigador do Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM.

    Ao longo da carreira militar tem desempenhado diversas funções de Comando e funções de Estado-maior na Componente Operacional do Exército, nomeadamente na Brigada de Intervenção, na Brigada Mecanizada e na Brigada de Reação Rápida, e em particular nas áreas relacionadas com as Operações, o Treino, e a Logística. Também foi Instrutor na Academia Militar; Professor de Estratégia e Professor de Operações Militares no Instituto Universitário Militar; e Coordenador do Núcleo de Estudos Militares Europeus. Foi ainda Presidente da Associação de Direito e Economia Europeia da Universidade de Coimbra e Coordenador do Curso de Operações de Paz e Ação Humanitária.

    Participou nas seguintes missões internacionais: Missão UNTAET das Nações Unidas em Timor Leste em 2000/01; Missão SFOR da NATO na Bósnia-Herzegovina em 2003/04; Missão ISAF da NATO no Afeganistão em 2013. Foi também Diretor do Projeto de Cooperação Técnico Militar com a Escola Superior de Guerra de Angola em 2017/18. De referir também as responsabilidades que teve no aprontamento da força portuguesa para a NATO Response Force 14 (NRF14) e da força portuguesa para a NATO Response Force 2016 (NRF2016).

    É Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra; Mestre em Ciências Militares pela Academia Militar; Mestre em Estudos sobre a Europa pela Universidade de Coimbra e Licenciado em Ciências Militares - Artilharia pela Academia Militar. Possui também o Curso de Estado Maior Conjunto e o Curso de Estado Maior Exército do Instituto de Estudos Superiores Militares; a Pós-graduação em Direito Europeu e a Pós-graduação em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; a Pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; a Pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa. Dispõe ainda de diversos cursos da NATO School Oberammergau, NATO Joint Force Training Center, European Security Defence College.

    Artigos em publicações do IUM