Tenente-coronel Art

Pedro Jorge Veloso do Carmo Azevedo

Função / Cargo

Docente na Área de Ensino Específico do Exército

Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

Síntese Curricular

Pedro Jorge Veloso do Carmo Azevedo, é Tenente-Coronel do Exército, exercendo atualmente funções de Docente da Área Específica de Ensino do Exército no Instituto Universitário Militar.

Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, tem 51 anos de idade e ingressou na Academia Militar em 1993.

Está habilitado com os tradicionais cursos curriculares de carreira de oficial de Artilharia, curso de Estado-Maior Exército e Curso de Estado-Maior Conjunto. Possui ainda o curso de Operações Irregulares, Instrutor de Educação Física Militar, Paraquedismo Militar, Operações Especiais, Operações Psicológicas e diversos cursos NATO no âmbito das Operações e Informações.

Ao longo da sua carreira prestou serviço no Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada, Centro Militar de Educação Física e Desportos, Regimento de Artilharia N.º 4, Centro de Tropas de Operações Especiais, Quartel-General da Brigada de Reação Rápida, Estado-Maior General das Forças Armadas e Quartel-General da NATO.

Nas unidades da Arma de Artilharia, desempenhou as funções normais de comando, tendo atingido a função de Comandante do Grupo de Artilharia de Campanha Ligeiro 105mm Light Gun da Brigada de Reação Rápida.

No Centro de Tropas de Operações Especiais e ao serviço da Componente de Operações Especiais, foi Comandante de um Grupo de Operações Especiais, 2º Comandante da Força de Operações Especiais, Oficial de Informações da Componente de Operações Especiais e Comandante da 3º Força Nacional Destacada – Special Operations Advisory Team – da Resolute Support Mission no Afeganistão.

No Quartel-General da NATO, desempenhou a função de Assistente Militar do representante do Supreme Allied Commander Europe em Bruxelas.

Ao longo da sua carreira foi agraciado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras e participou em várias Forças Nacionais Destacadas, nomeadamente no Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina, Iraque, Angola, Afeganistão e República Centro-Africana.