CANDIDATE-SE AQUI

Candidaturas abertas até 16 de outubro de 2020

DESTAQUE

O Instituto Universitário Militar (IUM) vai organizar, entre 2 e 13 de novembro de 2020, o II Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna (CIESI) que se realizará em ambiente online (via Teams), em regime laboral, das 9h30 às 17h30.

O CIESI é um curso de especialização que tem por finalidade proporcionar aos quadros superiores e dirigentes das estruturas do Estado e da Sociedade Civil, nacionais ou estrangeiros, ou outros candidatos cujo currículo profissional dê garantias de habilitação suficiente para a frequência do CIESI, nomeadamente de países de língua oficial portuguesa (CPLP), a atualização e o aprofundamento de conhecimentos no domínio da segurança interna e dos fenómenos criminais

Para a frequência do CIESI 2020 é devido o pagamento de uma propina única:

  • Candidatos Independentes: 100,00€
  • Candidatos Institucionais: 50,00€

Candidate-se aqui.

OBJETIVOS

  1. Desenvolver pensamento crítico e competências, que permitam compreender e interpretar os fenómenos contemporâneos de Segurança Interna (SI) e identificar as suas implicações na atividade policial.
  2. Identificar e debater os principais temas de Segurança Interna, em particular as Operações de Segurança Interna (OSI), desenvolvidas em ambiente nacional e internacional, nos setores da segurança e defesa.
  3. Desenvolver pensamento crítico e competências, que permitam compreender e interpretar a arquitetura, composição e funcionamento do Sistema de Segurança Interna (SSI).
  4. Identificar, compreender e avaliar outros sistemas de apoio à SI.
  5. Identificar parcerias e cooperação emergentes entre os diversos Sistemas e análise comparada com sistemas estrangeiros.

ESTRUTURA

O CIESI destina-se a proporcionar formação avançada na área das Ciências Militares, em especial, na área nuclear dos Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais, assente nas seguintes linhas de estudo:

  • Análise do contexto da Segurança Interna no atual ambiente de segurança internacional;
  • Análise das tipologias de Operações de Segurança Interna;
  • Compreensão das perspetivas analíticas que dinamizam a área científica dos Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais;
  • Compreensão das problemáticas teóricas e concetuais associadas ao Sistema de Segurança Interna.

Estrutura-se numa única componente formativa, da Área de Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais, designadamente:

Unidades CurricularesÁrea CientíficaAvaliaçãoTrabalho AutónomoPresencialTotalECTS
Enquadramento dos Fenómenos de Segurança InternaESIFC1916261
Operações de Segurança Interna e Cooperação InternacionalESIFC1916261
Problemáticas do Sistema de Segurança InternaESIFC1816261
Total32648783

A línguas de trabalho será o português, pontualmente serão proferidas conferências em inglês.

DESTINATÁRIOS

  • Militares e Civis das Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança e quadros superiores da administração pública e/ou setor privado;
    • Oficiais das Forças de Segurança e Forças Armadas de países amigos nos termos do regime de acesso superiormente definido;
    • Detentores de licenciatura, conferida por estabelecimento de ensino superior português, ou com habilitações equivalentes;
    • Desempenho de funções nos diferentes domínios da Segurança Nacional;
    • Detentores de currículo científico e/ou profissional que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  1. Desempenho atual de funções nos domínios da Segurança Interna;
    1. Desempenho de funções em instituições públicas ou privadas, nos domínios da Segurança Nacional;
    1. Avaliação curricular;
    1. Doutorandos e Mestrandos com investigações nos domínios da Segurança Nacional;
    1. Distribuição institucional equitativa.

CANDIDATURAS

  • Compete às instituições assegurar que os candidatos institucionais cumprem os requisitos de admissão ao curso, remetendo oficialmente as candidaturas, remeter a ficha de Candidatura, o Curriculum Vitae atualizado, bem como comprovativo do respetivo grau académico para o mail ciesi.aeegnr@ium.pt ou efetuando a candidatura on-line através do link;
  • Para as restantes situações, os candidatos devem remeter a ficha de Candidatura, o Curriculum Vitae atualizado, bem como comprovativo do respetivo grau académico para o mail ciesi.aeegnr@ium.pt ou efetuar a candidatura on-line através do link.
  • Prazos: Concurso até dia 16 de outubro de 2020;
  • Publicação de resultados: até dia 20 de outubro 2020.

CONTACTOS

Instituto Universitário Militar

Área de Ensino Especifico da Guarda Nacional Republicana

Rua de Pedrouços, 1449-027 Lisboa

Telf: 213002145

e-mail: ciesi.aeegnr@ium.pt

Diretora do Curso

Tenente-Coronel da GNR Cláudia Santos