O Instituto Universitário Militar (IUM), realizou a cerimónia de encerramento dos Cursos de Promoção a Oficial Superior (CPOS) dirigidos a militares da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana (GNR), no dia 31 de julho de 2025. A cerimónia foi presidida pela Major-General Ana Telha, chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados.
No total, concluíram os respetivos cursos 152 Oficiais, destacando-se 11 militares oriundos de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.
Os cursos, que decorreram entre 18 de fevereiro e 31 de julho, representam uma etapa essencial para a progressão na carreira, sendo condição especial de promoção ao posto de Capitão-Tenente na Marinha e de Major nos restantes Ramos e na GNR.
Os cursos têm o objetivo de conferir aos Primeiros-Tenentes e Capitães as competências técnico-militares necessárias para o desempenho de funções de comando, direção e estado-maior, como oficiais superiores.
Apesar das especificidades de cada ramo, os cursos partilharam um núcleo curricular comum e que integrou áreas como economia e finanças públicas, logística operacional, direito administrativo, gestão das organizações, comunicação com os media, liderança, fundamentos de estratégia, geopolítica e geoestratégia, história militar contemporânea, doutrina militar conjunta, planeamento de operações e segurança interna.
Num cenário internacional marcado por tensões geoestratégicas e novos desafios à segurança global, a formação avançada dos quadros militares assume um papel decisivo na preparação de líderes capazes de responder às exigências operacionais e institucionais contemporâneas.
O IUM consolida assim o seu papel como pilar fundamental na construção do pensamento estratégico e na capacitação das futuras lideranças militares, nacionais e internacionais.