A Escola Superior de Guerra (ESG) de Luanda realizou, no dia 2 de abril, um seminário sobre “Operações de Apoio Civil”, subordinado ao tema “Operações de Apoio Civil”, inserido no âmbito dos estudos, investigação e divulgação das questões de Defesa e Segurança da ESG. O evento, presidido pelo Comandante da ESG, Tenente-General Nassone João, contou com a presença dos corpos docente e discente da ESG, do coordenador da cooperação do domínio da defesa Angola – Portugal, convidados militares do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolana, delegações dos ramos Exército, Força Aérea Nacional e Marinha de Guerra, delegação da Polícia Nacional Angolana e civis de instituições de diversas de Angola.
O seminário incluiu uma conferência de abertura, conduzida virtualmente pelo Professor Luís Bernardino, sobre a cooperação militar na CPLP em situações de catástrofe. Seguiram-se dois painéis: o primeiro abordou a “Planeamento Civil de Emergência nos Países da CPLP e a Cooperação de Resposta do Apoio Militar Emergência das Forças Armadas” e o segundo focou “O Planeamento Civil de Emergência nos Países da CPLP: Estudo do caso português.
Teve lugar um período de debate, em plena liberdade académica, com o foco na análise critica dos presentes, em especial os discentes do 30.º Curso Superior de Comando e Direção (CSCD), no que à temática se refere.
O evento reforçou o compromisso da ESG na formação do pensamento crítico do seu corpo docente e discente e na garantia de uma atividade de ensino superior de excelência, para os quais o Instituto Universitário Militar, através do Projeto 5 tem contribuído, sendo determinante para o desenvolvimento das Ciências Militares e do Ensino Superior Militar em Angola.