No âmbito do Projeto 5 de Cooperação no Domínio da Defesa Angola-Portugal, de 14 a 16 de janeiro de 2025, decorreu a visita de trabalho ao Instituto Superior do Exército (ISE), no Huambo, do Coordenador da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) Angola-Portugal, Exmo. Brigadeiro-general Miguel Silva, acompanhado pelo Diretor de Ensino do Exército Angolano, Exmo. Brigadeiro Itelvino Brito Gomes, Inspetor do Ensino do Exército Angolano, Coronel Cavala, Diretor Técnico do P2, Coronel Cancelinha e do Diretor Técnico do P5, Tenente-coronel Laranjo, tendo em vista, entre outros objetivos, conhecer o ISE, visita às instalações, acompanhamento dos trabalhos do 1.ª Curso de Comando e Estado-Maior – Exército (1.º CCEM-E), que conta com 55 auditores, e a realização de reuniões de trabalho no âmbito dos projetos P2 e P5/IUM, destinadas a compreender as necessidades e as pretensões de cooperação com a CDD.
A visita, organizada e liderada pelo Comandante Interino do ISE, Exmo. Brigadeiro José Miranda, contou com a participação dos militares do Comando e da área académica do ISE, que esclareceu o Exmo. Coordenador da CDD sobre a organização e funcionamento do ISE, os trabalhos académicos e administrativo-logísticos realizados em proveito da qualidade do ensino no ISE, nomeadamente do 1.º CCEM-E, bem como as principais dificuldades existentes. A visita incluiu a mensagem de boas-vindas, informe institucional do ISE e visita às instalações, nomeadamente ao Gabinete da Assessoria Portuguesa, salas de aulas e refeitório.
O Comandante Interino do ISE, Exmo. Brigadeiro Miranda, agradeceu todo o apoio prestado pela Assessoria Portuguesa no reforço dos conhecimentos técnico-táticos dos auditores e na consolidação do ensino superior militar no ISE, reconhecendo que a visita do Exmo. Coordenador da CDD ao ISE é a materialização da relevância da cooperação no domínio da defesa entre Portugal e Angola.
O Coordenador da Cooperação no Domínio da Defesa de Angola, BGen Miguel Silva salientou a importância da cooperação e do trabalho desenvolvido pelo projeto 5, através do Instituto Universitário Militar, que se constitui como a instituição de referência portuguesa no contexto internacional no âmbito da valorização do ensino superior militar e, consequentemente, contribui decisivamente para o reforço dos laços de cooperação entre as Forças Armadas Angolanas e Portuguesas.
A visita inclui-o ainda a apresentação de cumprimentos ao Comandante da Região Militar Centro, Exmo. TGen Simão Carlitos Wala, e o reconhecimento às futuras instalações da Academia Militar de Angola no Huambo. O Exmo. TGen Wala reforçou os agradecimentos à Assessoria Portuguesa pelo apoio na transmissão de conhecimentos aos Oficiais Angolanos do ISE, reconhecendo a forte e sã cooperação no domínio da defesa entre Portugal e Angola.